Estado de choque – Primeiros Socorros

O estado de choque pode resultar de um acidente grave como traumatismo, calor (excesso ou falta), reação alérgica, infecção grave, intoxicação ou outras causas. Uma pessoa em estado de choque apresenta vários sintomas:

A pele pode parecer pálida ou cinzenta e fica fria e pegajosa;

  • O pulso é fraco e rápido, a respiração lenta e superficial. A pressão arterial cai;
  • Os olhos ficam sem brilho e o olhar é fixo. Às vezes, as pupilas ficam dilatadas;
  • A pessoa pode ficar consciente ou não. Se consciente, ela pode sentir que irá desmaiar, ou ficar muito fraca ou confusa. Às vezes, o estado de choque faz com que a pessoa fique muito excitada e ansiosa. Ocorrem muitos erros na identificação de estado de choque por não se levar em consideração que o paciente pode ficar excitado e ansioso.

Mesmo que a pessoa pareça normal após uma lesão, tome precauções e trate o estado de choque seguindo as seguintes etapas:

  1. Deite a pessoa de costas, elevando-lhe os pés a uma altura superior à da cabeça. Evite que ela se mova desnecessariamente. Observe os sinais de estado de choque descritos acima.
  2. Mantenha a pessoa aquecida e confortável. Afrouxe roupas apertadas e cubra a pessoa com um cobertor. Não lhe dê nada para beber.
  3. Se a pessoa estiver vomitando ou sangrando pela boca, coloque-a de lado para evitar que se engasgue.
  4. Trate qualquer lesão (como sangramento ou fratura óssea) adequadamente.
  5. Chame o atendimento médico de emergência imediatamente.

2 thoughts on “Estado de choque – Primeiros Socorros

  1. Pingback: As informações sobre os Primeiros Socorros » Blog Archive Estado de choque – Primeiros Socorros - - Saúde & Força

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*