Exercícios físicos podem melhorar a depressão e ansiedade

Além de benefícios físicos, exercícios aeróbicos pode contribuir para melhorias na saúde mental. Um estudo sobre a literatura revisada de exercício e saúde mental encontra "evidências consistentes de muitos estudos, utilizando diferentes métodos de investigação, demonstram que praticar exercício aeróbicos de 20 a 30 minutos de duração, realizados entre três e cinco vezes por semana é benéfico para a saúde mental e bem-estar ". A saúde mental é um tema amplo e inclui muitas condições. Duas destas condições que afetam milhões de pessoas são a depressão e a ansiedade. Alguns estudos têm demonstrado que o exercício aeróbico regular pode melhorar e aliviar alguns sintomas destas condições.

Exercício aeróbico e depressão

Segundo a Organização Mundial de Saúde, "depressão é uma doença comum, afetando 121 milhões de pessoas em todo o mundo" e é "entre as principais causas de deficiência em todo o mundo." Uma medida comum de gravidade da depressão é a pontuação Beck Depression Inventory (BDI). O BDI é uma série de perguntas e respostas que o feitas ao sujeito, que geram uma pontuação. Algumas investigaçôes mostraram que após um exercício físico regular as pessoas que participaram do programa com pontuação correspondente a depressão moderada a grave foram capazes de reduzir a sua pontuação para a categoria leve a moderado. Além disso, medicamentos com efeitos secundários nocivos são muitas vezes prescritos para aliviar a depressão, embora alguns estudos tenham demonstrado que são menos eficazes do que o exercício regular programs. A depressão pode ser muito leve ou muito grave, mas independentemente do seu grau , exercíco aeróbico regular pode contribuir para a melhoria dessa condição.

Exercício aeróbico e ansiedade

Exercícios aeróbicos também podem ser um fator na redução da ansiedade. Três análises que examinaram os efeitos do exercício na ansiedade concluíram que "exercícios com mais de 20 minutos duração parecem ser necessário para a redução da ansiedade, independentemente da forma como ela é medida". Um outro estudo que examina os efeitos do exercício sobre a ansiedade constatou que"programas de exercício têm o potencial de aliviar ansiedade, melhorar a saúde, e promover um bem estar físico e psicológico".

Existem diferentes opiniões sobre o motivo pelo qual exercício melhora os sintomas da ansiedade. Algumas opinões sugerem que o aumento da temperatura do corpo provocado pelo exercício tem o mesmo efeito que um banho quente pode ter sobre o corpo – relaxamento e redução da tensão muscular. Outra opinião atribui a redução dos sintomas da ansiedade pela libertação de neurotransmissores que têm um efeito sobre o apaziguamento do corpo. Ainda outra opinião divergente sugere que o exercício desvia as pessoas de eventos estressantes e pensamentos que podem produzir ansiedade.Independente das razões fisiológicas, o exercício pode ter um efeito benéfico sobre ansiedade em muitos indivíduos.

Começe a praticar agora !

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*