Exercícios podem diminuir mortes por câncer de próstata

Uma pesquisa feita em associação com a Universidade da Califórnia e a Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, descobriu que homens com câncer de próstata e que tem uma rotina de praticar exercícios físicos vigorosos têm menos chances de morrer pela doença.

O estudo foi conduzido com mais de 2.700 homens diagnosticados com câncer de próstata, que foram acompanhados durante 18 anos.

Os pacientes foram divididos aleatoriamente em três grupos: o primeiro deveria praticar exercícios vigorosos (mais de 3 horas por semana), o segundo, exercícios moderados (entre 90 minutos e 3 horas por semana), e o terceiro, exercicíos leves (menos de 90 minutos por semana).

Dentre as atividades físicas praticadas estavam caminhada, corrida, ciclismo, natação e trabalhos ao ar livre.

Homens diagnosticados com câncer de próstata tem menos chance de vir a falecer praticando uma rotina de exercícios físicos vigorosos

Os resultados mostraram que tanto a atividade moderada quando a vigorosa são benéficas para a saúde em um âmbito geral, não só contra o desenvolvimento do câncer. Aqueles que praticaram exercícios moderados e vigorosos apresentaram um risco 46% menor de morrer de qualquer causa.

Porém, somente a atividade vigorosa foi associada à redução da mortalidade por câncer de próstata. Homens que fizeram a atividade vigorosa tiveram um risco 61% menor de morrer de câncer de próstata.

Os pesquisadores concluíram que os homens podem reduzir o risco de progressão do câncer de próstata após o diagnóstico acrescentando a atividade física a sua rotina diária.


Fonte: minhavida.com.br, 06/01/2011

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*