Existe diferença entre Pilates e Yoga ?

Muitas pessoas tem essa dúvida.

E a melhor resposta para ela é: sim e não !

A Yoga é uma linha extremamente antiga enquanto que o Pilates é uma técnica mais recente. Joseph Pilates (criador do Pilates) sintetizou muitos dos ásanas do Yoga e os utilizou de forma eficaz na técnica que desenvolveu.

Joseph Pilates transformou os ásanas em exercícios físicos e os associou à aparelhos desenvolvidos especialmente para à prática do Pilates. Tivemos ainda a inclusão das bolas (Bola Suíça) que deu origem à outra modalidade de Pilates e também do famoso "tapetinho" (tapete E.V.A.), na modalidade de Pilates Solo ou "Mat Pilates".

Como o Pilates utiliza muito dos ásanas do Yoga, não podemos dizer que se tratam de "técnicas" diferentes.  Ambos buscam a melhoria do corpo,  especificamente músculos, ossos e articulações.

Lembrando que o Pilates foi criado com o principal objetivo de reabilitação de movimentos e que hoje em dia já vem sendo utilizado também como "prática corporal" e até mesmo como forma de reeducação postural.

Yoga: muitos dos exercícios do Pilates são originários dos ásanas da Yoga A principal diferença entre Yoga e Pilates é que a Yoga não trabalha especificamente na reabilitação, coisa em que o mais indicado seria mesmo o Pilates. Mas  a Yoga vai um pouco mais além do que o Pilates pois trabalha com a harmonia do corpo, órgãos e pensamento, trabalhando com sentimentos e estados de ânimo de cada ser. Ou seja, trabalha corpo e mente ao mesmo tempo, coisa que não acontece no Pilates.

Outra diferença é que na Yoga os movimentos não são repetitivos e a permanência nos ásanas deve ser a máxima possível, dentro do limite de cada um. Já no Pilates, os movimentos geralmente são repetitivos e a permanência tende a ser menor.

E por existe a diferença na respiração: no Pilates a inspiração é pelas narinas e a expiração é pela boca. Na Yoga, a respiração (inspiração e expiração) será sempre pelas narinas (salvo alguns exercícios específicos).

Pilates, próximo mas não igual a Yoga

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*