Fio ou fita dental – qual o melhor para os dentes?

Você é do tipo que não usa fio ou fita dental porque acha que apenas a escovação já limpa seus dentes por completo?

Se for, está mais do que na hora de mudar de postura. "O fio/fita dental é tão importante quanto a escova. Ele garante a remoção de resíduos alimentares das superfícies laterais dos dentes, onde a escova não alcança, e remove a placa bacteriana. Por isso, deve ser usado diariamente, pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir", explica o cirurgião-dentista Roberto Vianna, consultor da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). De acordo com o especialista, o uso do fio/fita deve ser incentivado desde a infância. "Quando a criança começa a escovar os dentes sozinha, é hora de apresentar a ela o fio/fita dental e ensinar que o correto é usá-lo antes da escovação.

A associação com a escova de dente pode remover 26% a mais de placa do que o uso isolado da escova", ensina. Agora você deve estar se perguntando: o que é melhor para minha boca, fio ou fita dental? Depende das características dos seus dentes. "O fio deve ser usado por pessoas com espaços normais entre os dentes, já a fita, por ser mais larga, é mais bem utilizada em espaços maiores", indica Roberto Vianna.

Escolhido o tipo que mais combina com a sua boca, falta decidir por uma das tantas opções disponíveis no mercado: encerados, com sabor, com flúor., Segundo o cirurgião dentista, o fio/fita com quaisquer dessas substâncias facilita a limpeza. "Esses tipos deslizam mais fácil entre os dentes, resistem melhor ao desfiamento e ao rompimento e são mais suaves no contato com as gengivas", acrescenta.

Aprenda a usar corretamente o fio/ fita dental

  1. Corte 40 a 50 em de fio e enrole nos dedos médios das mãos deixando a maior parte na mão direita. À medida que os dentes vão sendo limpos, desenrole o fio da direita e vá enrolando na esquerda. para estar sempre usando uma parte limpa do fio dental;
  2. Deslize o fio/ fita entre dois dentes, introduzindo-o suavemente para não machucar a gengiva, faça movimento de vai-e-vem, no sentido da gengiva para o dente. Repita esse movimento em todos os dentes, inclusive nos do fundo da boca;
  3. Para a arcada superior, pegue o fio com o dedo indicador da mão esquerda e o polegar da mão direita separados por 3 a 4 centímetros um do outro. e introduza com cuidado até ultrapassar o ponto de contato que une dois dentes vizinhos. Primeiramente. você deve passar o fio num dente, deslizando contra sua face lateral e fazendo movimentos de cima para baixo.
  4. Existe um acúmulode placa que não podemos ver no dia-a-dia, mas ela está lá. sempre atuando quando não é removida. Para removê-la, os movimentos com o fio devem estender-se até umou 2 rnrn para dentro da gengiva, já que é nesse local que a placa se acumula ei não podemos vê-la. Depois, contorne a ponta da gengiva. que fiça entre os dentes,e faça o mesmo movimento junto ao dente vizinho;
  5. Para os dentes de baixo, o fio deve ser pego com os dois dedos indicadores. O modo de usar o fio é o mesmo citado anteriormente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*