Frutas, veja aqui quais delas contribuem para o emagrecimento

Ameixa, morango, goiaba… São algumas das frutas que são aliadas para um emagrecimento saudável. Veja quais as frutas que dão sensação de saciedade… Deixam a gente sem fome por até duas horas. 

Muitas folhas na salada. Melhor ainda se o verde for bem escuro como na couve, na rúcula, no agrião, e no espinafre. Além das fibras elas têm as três substâncias capazes de controlar o cérebro. 

“Uma é a vitamina B6, que melhora o seu estado de humor, o magnésio que fala com o seu cérebro para ele ter calma nas decisões e o ácido fólico que é uma vitamina antidepressiva”, explica Patrícia Alves Soares, nutricionista. 

Anote agora as frutas que realmente tapeiam a fome por pelo menos duas horas: 

  • ameixa – duas unidades = 80 calorias;
  • morango – 12 unidades = 100 calorias;
  • pêra – 1 unidade = 70 calorias;
  • mexerica – 2 unidades = 40 calorias;
  • goiaba – 1 unidade = 100 calorias

“A fibra solúvel vira um gelzinho no nosso organismo. Este gel retém o açúcar então se o açúcar chega vagarosamente até o sangue você tem menos fome”, diz a nutricionista. 

Cuidado com o mamão, a melancia, o abacaxi, a uva e a banana. Estas frutas têm poucas fibras solúveis e muito açúcar. 

“Quando você come com maior teor de açúcar imediatamente você tem a sensação de saciedade. Só que momentos depois, 30, 40 minutos depois este açúcar reduz no sangue e você tem o impulso de comer novamente outro alimento adocicado”, comenta patrícia. 

Já o problema da maça é outro. 

– “Se eu como maçã me dá mais fome ainda”, questiona uma jovem. 

– “Ela possui uma substancia chamada acido málico. Esse ácido é capaz de estimular a fome no nosso cérebro. Então quando a gente come uma maçã é verdade que a gente sente fome imediatamente”, esclarece a especialista. 

Você não precisa banir estas frutas do seu cardápio. Até porque elas têm vitaminas minerais necessários ao nosso organismo. 

Se misturadas a cereais como aveia, linha e gergelim ou a frutas oleaginosas como as castanhas elas podem fazer parte do lanche. 

“A partir do momento que eu coloco fibra e uma gordura boa esse açúcar vai ser liberado no meu sangue de uma forma mais lenta”, fala a especialista. 

Você pode associar a banana, por exemplo, a uma colher de sopa de cereais ou duas castanhas. Sete uvas e um iogurte natural sem açúcar. Com a maçã tome água de coco ou coma dois damascos. 

Sempre tomando o cuidado para não somar mais de 150 calorias. Se for só comer frutas oleaginosas, nunca mais que quatro unidades.


Fonte: Jornal Hoje, Liliana Junger (BH)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*