Glaucoma, mas de 635 mil brasileiros tem e não sabem

No Brasil, 635 mil pessoas não sabem que possuem glaucoma e 985 mil tiveram a doença diagnosticada, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (COB).

O glaucoma é responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. Até 2010, 8,4 milhões de pessoas perderão a visão.

O que é o glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular causada pelo aumento da pressão interna do olho que provoca lesão no nervo óptico e no campo visual, podendo levar à cegueira. Há três tipos de glaucoma, o congênito, apresentado por recém nascidos; o secundário, que ocorre após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes (inflamações na úvea), diabetes, traumas ou uso de corticóides e o crônico, que costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade.

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. O tratamento da doença é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular, ou com medicamentos.

Quando o tratamento medicamentoso não apresenta resultado é recomendada a cirurgia a laser ou de incisão, para impedir a evolução da doença.

Riscos de desenvolver o glaucoma

Tem maiores riscos de desenvolver a doença, pessoas com histórico de glaucoma na família, indivíduos com mais de 40 anos de idade, pessoas da raça negra, indivíduos míopes que usam lentes acima de seis graus, diabéticos e pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intra-oculares, de acordo com a Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores do Glaucoma (Abrag).

O glaucoma está na lista das doenças do Ministério da Saúde como uma das patologias relacionadas no Programa de Combate às Principais Causas de Cegueira no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as cirurgias para conter a evolução da doença.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*