Glucosamina e condroitina, tratamento para artrite a artrose

De 30 a 40 milhões de brasileiros sofrem com artrite ou artrose. Grande parte deles vive com dores terríveis provocadas por dores devido ao desgaste das cartilagens das articulações: onde a cartilagem está desgastada ou degenerada, osso se atrita contra outro provocando fortes dores.

Durante muito tempo, os reumatologistas e ortopedistas receitavam analgésicos, alguns bastante fortes e com efeitos colaterais, para os pacientes suportarem as dores. Nos casos mais críticos era feita uma cirurgia para colocação de próteses.

Hoje esse quadro mudou com um crescente número de reumatologistas e ortopedistas recomendado o uso da glucosamina junto com condroitina para combater as dores provocadas pela artrite e artrose.

Entre os esportistas e fisiculturistas a glucosamina e a condroitina também vem ganhando mais e e mais adeptos.

Glucosamina

A glucosamina é uma substância natural feita de glicose e do aminoácido glutamina. É o principal bloco de construção  de muitos tecidos das articulações, mantendo sua integridade, tratando e prevenindo lesões e as dores da artrite e artrose. Não há alimentos ricos em glucosamina, as fontes comercialmente disponíveis, são extraídas das cascas de camarão,lagosta e caranguejo. Se você for alérgico a mariscos deve tomar muito cuidado com o uso da glucosamina

A glucosamina é capaz de inibir a deterioração da cartilagem, ligamentos e tendões. Após o uso da glucosamina via oral, os primeiros sintomas de melhora na artrite a artrose aparecem entre a segunda e terceira semana e a duração dos efeitos após o tratamento é de quatro semanas.

Outras utilidades apontadas pelo uso da glucosamina são:

  • melhora em alguns problemas digestivas;
  • melhora em alguns problemas circulatórios;
  • Falta e/ou decomposição do líquido sinovial.
  • Danos nos músculos, tecidos, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, e nervos das articulações.
  • Inflamação dos discos na coluna
  • Inflamação das articulações já velhas e para as dores no nervo ciático.

Somente após a consulta a um médico você deve tomar glucosamina : embora em poucos casos, existem relatos de efeitos colaterais com taquicardia, sonolência, enxaqueca, insônia, e diminuição da eficácia dos agente antidiabéticos. Como a glucosamina costuma ser obtida de mariscos pessoas a alérgicas a eles devem tomar um particular cuidado. Um médico terá condição de avaliar se é recomendável ou não a suplementação com glucosamina.

A glucosamina e condroitina, associadas a fisioterapia, vem melhorando muito a qualidade de vida de pessoas com artrite e artrose

Condroitina

Já o sulfato de condroitina é um dos principais componentes estruturais da cartilagem e provê grande parte de sua resistência e compressão. A maior parte do sulfato de condroitina é obtida de extratos de tecidos cartilaginosos de vacas e porcos, mas outras fontes como cartilagem de tubarões e pássaros também são usadas.

 

Tanto a glucosamina quanto a condroitina vem ganhando popularidade entre esportistas e fisiculturistas por que é bastante comum entre eles ocorrerem danos na cartilagem como resultado de anos de movimentos repetitivos e uso excessivo das juntas. Frequentemente estes danos resultam em dores nos ombros, tornozelos, cotovelos e joelhos. As principais vantagens do uso para eles são:

  • Fortalecimento dos tecidos da cartilagem, ligamentos e tendões, mantendo-os saudáveis e resistentes;
  • Regeneração de cartilagem danificada para reparar as funções da articulação e mobilidade, ajudando na recuperação de lesões.

Hoje são vendidos suplementos combinando a glucosamina com condroitina, aumentando o efeito. Tais suplementos são contra-indicado para pessoas com hipersensibilidade a glucosamina ou a condroitina, ou ainda a qualquer outro componente da fórmula. Também é contra-indicado a grávidas, lactantes e pacientes com insuficiência renal severa.

Os suplementos contendo glucosamina e condroitina são bastante eficazes embora não sejam baratos. Antes de gastar dinheiro com eles, consulte seu médico para verificar se eles darão um retorno positivo no tratamento das dores das articulações, artrites e artroses.

9 thoughts on “Glucosamina e condroitina, tratamento para artrite a artrose

  1. Tomei Glucosamina e condroitina , apos dois meses de uso minhas dores ficaram mais intensas.Como pode isso acontecer se o remédio é para tirar dor?

  2. Informem alimentos que contenham substância glicosamina

  3. Gostaria de saber se ingerindo camarão com casca pode trazer algum benefício para aliviar as dores provocadas pela artrose.

  4. GOSTARIA DE SABER SE INGERINDO CAMARÃO COM CASCA PODE TRAZER ALGUM BENFÍCIO PARA ALIVIAR AS DORES PROVOCADAS PELA ARTROSE.

  5. o texto esclarece muito bem a dúvida. no entanto tenho dúvidas se o q estou sentindo seja problemas com a plica sinovial. fiz artroscopia do joelho direito em set de 2011, e uma das orientações do médico foi que tivesse uma vida normal após o segundo dia da cirurgia, e que tomasse glucosamina e condroitina e que seria para sempre. naturalmente comprei esse remédio, no entanto mandei manipular uma vez que a caixa em farmácia estava na ordem de R$123,00. sobre esse sache, passei desconforto com azias permanentes. Parei de usar. fiz as 20 seções de fisioterapia, e tb não consegui conforto. A dor no joelho, juntamente com a crepitação continua e ainda uma dor de hipersensibilidade ao toque, e uma dormência permanente. Entendi e esperava que isso passasse, no entanto sem resultados. Gostaria de saber se para solução seria outra cirurgia ? e surgiu a dúvida se após a cirurgia teria surgido essa plica sinovial? e ou se seria fibrose de tecido ? obrigado, e se puderem responder ?? Leonardo

  6. Tomei 6 meses condoitrina e glicosamina e melhorou muito meus joelhos que já foram operados, parei 1 ano e como senti novamente um pouco de dor voltei a tomar glicosamina 1500mg e condoitrina 1200 mg. 2 capsulas ao dia .Por quanto tempo devo tomar ? a dosagem está certa?
    Obrigada, Mariza.

  7. Melhorei muito do impacto femoroacetabular cam tomando cápsulas de cartilagem de tubarão e fazendo aulas de pilates, recomendo.

  8. Para mim a glucosamina e a condroitina foram milagrosas… tinha dores constantes nos ombros, nem podia mais levantar os braços… Uma amiga me trouxe esses remédios dos EUA e tomei.
    Mas fiquei desconfiado com os inúmeros médicos que antes consultei pois nenhum me mandou tomar esses remédios milagrosos… Ignorância? Somente me davam injecões de cortisona nas juntas e diziam para evitar movimentos e nada de curar!!!Será que não queriam me resolver o problema?

  9. Acho que a primeira coisa é consultar uns 3 ortopedistas diferentes (fui em 5 e peguei opinião de um fora do pais). As opiniões divergiam bastante em relação ao meu caso. Quanto à Glucosamina e Condroitina, associados na proporção exata pra maior absorção pelo organismo, um dos médicos daqui falou que não havia nada comprovado e que nao indicava, porém só me passou antinflamatorios, o que sei que só resolve o problema superficialmente, o que de fato ocorreu. Outros disseram que apesar de não ter estudos conclusivos oficiais dos laboratórios, isso podia ser por conta da impossibilidade deles patentearem e terem exclusividade na comercialização, visto que esse composto é suplemento, e nao passível de patente… Dessa forma eles nao investiriam milhoes sem poder ter retorno exclusivo com o remedio.
    Sabendo disso, me disseram que não havia qualquer efeito colateral desse composto na maior parte das vezes, e que se eu pudesse evitar os sachets, melhor, por conta de atacarem mais o estômago.

    Outros 3 ortos, mais especializados em esportes (inclusive um nos EUA), falou pra eu tomar sim a Glucosamina e Condroitina na proporção correta (1500 x 1200mg/ dia), e se possível, aliar isso a uma substancia chamada MSM pelo menos.

    Meu treinador chegou a passar 1 ano condenado a parar de treinar, por conta das dores nas articulações. Esse contato nos EUA foi ele quem me passou. Resultado: depois de 13 meses tomando esse composto, ele voltou a treinar normalmente e já está há 1 ano sem sentir nada ! Comigo nao foi diferente. Experimentei 3 marcas de Glucosamina e Condroitina, e a melhor, e a que até meus pais e meus sogros tomam com muito resultado, ainda por cima é cerca de 40% mais barata que as nacionais ou vendidas aqui pelo brasil.

    Recomendo fortemente !

    o site que compramos despacha imediatamente, cheguei a receber em 2 dias !

    Fica a dica: http://www.condroitinaeglucosamina.com.br

    OBS: acho que toda glucosamina é extraída de crustáceos, logo, eu acho que quem tem alergia não pode tomar…mas verifique isso com seu médico.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*