Guia de suplementos alimentares

Para ter um corpo saudável, o primeiro passo é ter uma dieta equilibrada com tosos os nutrientes necessários.

No entanto, por mais que cuida da dieta, ela pode não ser suficiente  se você malha pesado ou pratica esportes de alta intensidade. Aí entram os suplementos alimentares, produtos que dão aquele algo a mais para você ganhar velocidade em campo, exibir um peitoral poderoso ou correr muitos quilômetros sem se cansar.

Mas qual escolher? Onde comprar? Quando tomar? É exatamente essas dúvidas que vamos tirar…

Uma coisa fundamental em relação aos suplementos alimentares é seguir a recomendação do fabricante. Tem muita gente que toma dosagens por conta própria e acaba com uma sobrecarga de nutrientes que podem provocar problemas renais e lesões no fígado.

Outro coisa importante sobre os suplementos alimentares é que eles não são os “anabolizantes”, drogas ilegais conhecidas como "bombas" e comercializadas no mercado negro. Os anabolizantes causame sérios problemas de saúde enquanto os suplementos alimentares, se usados de forma prescrita pelo fabricante não.

O que são os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares fornecem ao organismo substâncias que, nas refeições, não são ingeridas em quantidade suficiente a ponto de promover ganhos significativos de energia ou massa muscular. Apenas algumas cápsulas ou colheres desses produtos são suficientes para fornecer ao seu corpo, por exemplo, uma quantidade de proteína que você só conseguiria se comesse quilos de picanha ou peito de peru todos os dias.

Qual o suplementos alimentar mais indicado?

Antes de começar a tomar um suplemento alimentar o primeiro passo é ter uma meta que deve ser alcançada e a partir daí usar os suplementos mais indicados. Deve-se levar em conta fatores como dieta e tipo de atividade física.

Para quem gasta muita energia, como corredores e triatletas, são indicados produtos hipercalóricos, enquanto adeptos da musculação precisam de ênfase em proteínas.

Como escolher o suplemento alimentar ideal?

Como nem sempre dá para contar com a assessoria de um nutricionista você acaba tendo que escolher sozinho. Daí, vai a uma loja especializada e fica perdido no meio de prateleiras lotadas de produtos, nacionais e importados. Sem falar na absurda variação dos preços.

Procure uma loja “séria”. E use a experiência do vendedor a seu favor: pergunte, especule, compare marcas e avalie a relação custo/benefício de cada produto.

Não parta do princípio de que todo suplemento importado é melhor. "Os produtos nacionais alcançaram excelente padrão de qualidade. Boa parte das matérias-primas utilizadas aqui são importadas", diz a nutricionista Débora Mocelin, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento do Núcleo de Suplementos Esportivos da Nutrilatina, de Curitiba.

Procure na embalagem a sigla MS seguida de um número que corresponde ao registro do produto no Ministério da Saúde. "A inscrição garante que a fórmula foi inspecionada pelo órgão e contém exatamente os componentes descritos no rótulo", avisa a médica Renata Castro, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Se a sua meta é… então o suplemento alimentar indicado é…

Melhorar a perfomance e a energia

Você deve usar os carboidratos ! Eles são os combustíveis que você precisa ao praticar exercícios intensos ou prolongados (como corrida e futebol). Além de energéticos, eles evitam que o corpo consuma a proteína muscular antes da gordura. Traduzindo, preservam os ombros e os tríceps que você acabou de malhar

 

Queimar gordura e perder peso

Conhecidos como fat burners, estes suplementos aumentam a termogênese, o consumo de calorias pelo organismo, e usam as reservas de gordura localizada como fonte de energia.

 

Construir músculos e ganhar força

Proteínas e aminoácidos são os tijolos que seu corpo precisa para definir o abdome e fazer crescer os bíceps e o peitoral

  • soy protein – proteína de soja;
  • creatina;
  • albumina;
  • barra de proteínas;
  • óxido nitroso NO2;
  • BCAA
  • Glutamina
  • Aminoácidos líquidos

 

Ter mais vigor e disposição e combater o stress

Vitaminas e minerais são nutrientes fundamentais para todas as funções vitais, mas o corpo não produz a maior parte deles. Quem pratica esportes tem ainda mais necessidade de complementar a dieta com suplementos. Quando você treina pesado, eles fazem a diferença no dia seguinte

  • polivitamínicos e poliminerais;
  • ginseng

2 thoughts on “Guia de suplementos alimentares

  1. el año pasado estaba en atletismo
    corri en una carrera y sali 5 lugar
    llevo 5 medallas de futbol

  2. el año pasado estaba en atletismo
    corri en una carrera y sali 5 lugar
    llevo 5 medallas de futbol

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*