Hemorragia interna – Primeiros Socorros

Em um acidente sério, de carro ou moto, uma queda de grande altura, etc., o sangramento pode não ficar aparente de imediato, constituindo uma hemorragia interna, que apresenta um alto risco. A perda de sangue pode ser considerável, mesmo que não haja sangramento externo evidente.

Para identificar uma hemorragia interna observe os seguintes sinais:

  • Sangramento nos ouvidos, nariz, reto ou vagina, ou vómitos ou tosse com sangue;
  • Contusão no pescoço, peito ou abdômen;
  • Ferimentos que tenham penetrado no crânio, no peito ou abdômen;
  • Sensibilidade abdominal, talvez acompanhada por endurecimento ou espasmo dos músculos abdominais;
  • Fratura

A hemorragia interna pode provocar estado de choque. Pode acontecer de o volume de sangue no organismo atingir níveis muito baixos e a pessoa possa se sentir fraca, ansiosa ou ter sede. A pele pode ficar fria.

Outros sintomas de estado de choque que indicam hemorragia interna incluem respiração superficial e lenta, pulso rápido e fraco, tremor e inquietude. A pessoa pode desmaiar e perder a consciência quando estiver em pé ou sentada, mas recuperá-la ao deitar.

Se você suspeitar de hemorragia interna, procure atendimento de emergência. Trate a pessoa como para estado de choque. Mantenha-a deitada, quieta e confortável. Afrouxe as roupas, mas não lhe dê nada de beber ou comer.

Hemorragia interna, especialmente no abdômen, cabeça ou peito, é extremamente séria e pode ser fatal.

One thought on “Hemorragia interna – Primeiros Socorros

  1. Pingback: As informações sobre os Primeiros Socorros » Blog Archive Hemorragia interna – Primeiros Socorros - - Saúde & Força

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*