Hemorróidas, veja alguns mitos e verdades

Hemorróida é uma doença que metade da população mundial tem ou vai ter, repleta de preconceitos e terreno fértil para que as informações erradas proliferem.

Abaixo apresentamos as dúvidas mais comuns sobre hemorróidas, desmistificando algumas informações que circulam:

Os homens sofrem mais de hemorróidas do que as mulheres

A proporção entre homens e mulheres que sofrem de hemorróidas é a mesma. Durante o período gestacional, ocorre um acúmulo de líqüido corporal e uma dificuldade natural de retorno venoso, o que pode acarretar o aparecimento da doença em mulheres grávidas.

 

Relação sexual anal causa hemorróidas

A formação de hemorróidas ocorre devido a uma predisposição genética e a outros fatores desencadeantes, não estando vinculada com o tipo de relação sexual.

 

Prisão de ventre e dificuldade de evacuar causam hemorróidas

As causas da doença são várias: fatores alimentares, hereditários, higiênicos e principalmente o tipo de hábito intestinal do indivíduo. O esforço ao evacuar pode predispor ao aparecimento de hemorróidas.

O preconceito é o maior fator para as pessoas sofrerem com hemorróidas sem procurar tratamento médico

Hemorróidas podem se transformar em câncer

Isso não acontece. Porém os sintomas de hemorróidas, principalmente a presença de sangramento, podem ser muito similares aos apresentados em portadores de câncer do reto e intestino.

 

As hemorróidas podem voltar após a cirurgia

O retorno dos sintomas após a remoção das hemorróidas não é comum. Ocorrem em cerca de 2 a 3% dos casos, independente da técnica.

 

Álcool e condimentos como pimenta são fatores desencadeantes de hemorróidas

A pimenta, o álcool e alimentos condimentados não são a causa do surgimento de hemorróidas, porém os portadores da doença podem ter um agravamento do quadro ao ingerí-los.

One thought on “Hemorróidas, veja alguns mitos e verdades

  1. tenho sentido um queimor no reto ja fazem ums dias tenho emorrodias mas ja faz tempo que nao tinha crise so me encomodava na hora de evacoar que pode ser esse ardou dr ?Muito obrigado pela atençao

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*