Hemorróidas, veja alguns mitos e verdades

Hemorróida é uma doença que metade da população mundial tem ou vai ter, repleta de preconceitos e terreno fértil para que as informações erradas proliferem.

Abaixo apresentamos as dúvidas mais comuns sobre hemorróidas, desmistificando algumas informações que circulam:

Os homens sofrem mais de hemorróidas do que as mulheres

A proporção entre homens e mulheres que sofrem de hemorróidas é a mesma. Durante o período gestacional, ocorre um acúmulo de líqüido corporal e uma dificuldade natural de retorno venoso, o que pode acarretar o aparecimento da doença em mulheres grávidas.

 

Relação sexual anal causa hemorróidas

A formação de hemorróidas ocorre devido a uma predisposição genética e a outros fatores desencadeantes, não estando vinculada com o tipo de relação sexual.

 

Prisão de ventre e dificuldade de evacuar causam hemorróidas

As causas da doença são várias: fatores alimentares, hereditários, higiênicos e principalmente o tipo de hábito intestinal do indivíduo. O esforço ao evacuar pode predispor ao aparecimento de hemorróidas.

O preconceito é o maior fator para as pessoas sofrerem com hemorróidas sem procurar tratamento médico

Hemorróidas podem se transformar em câncer

Isso não acontece. Porém os sintomas de hemorróidas, principalmente a presença de sangramento, podem ser muito similares aos apresentados em portadores de câncer do reto e intestino.

 

As hemorróidas podem voltar após a cirurgia

O retorno dos sintomas após a remoção das hemorróidas não é comum. Ocorrem em cerca de 2 a 3% dos casos, independente da técnica.

 

Álcool e condimentos como pimenta são fatores desencadeantes de hemorróidas

A pimenta, o álcool e alimentos condimentados não são a causa do surgimento de hemorróidas, porém os portadores da doença podem ter um agravamento do quadro ao ingerí-los.

Republished by Blog Post Promoter