Hidratação dos cabelos, veja qual é mais adequada para você

Seu cabelo está feio, ressecado, precisando de um bom trato? Se a resposta for sim, como a maioria das mulheres vaigarantir, o primeiro passo é identificar por que os fios estão acabados e qual a melhor hidratação para o seu caso.

O cabeleireiro Ezequiel Blanke, do salão Blanc Collection, em Ipanema, especializado em corte, cor e tratamento, sugere alguns tratamentos feitos nos salões ou em casa para quem colore os cabelos, para quem faz escova quase que diariamente, para aquelas que têm o cabelo naturalmente ressecado, ou para as de fios cacheados. O hairstylist Marcio Mello, do salão Éclat, também dá as suas sugestões para cabelos cacheados e para aquelas que não abrem mão da escova diária ou da progressiva.

Cabelos tingidos

Para quem colore os cabelos frequentemente são necessárias hidratações que reconstroem os fios, principalmente aquelas que são adeptas das mechas. O tratamento é à base de queratina e mineirais. O fio do cabelo contém 80% de queratina e ela precisa ser reposta. Os minerais servem para dar elasticidade e brilho natural aos cabelos.

Cabelos expostos ao sol

Estes necessitam ser tratados com máscaras à base de proteínas, porque estas se selam as cutículas do fio, protegendo dos raios solares.

Cabelo naturalmente ressecado

Precisa de cuidados básicos: lavar os cabelos com água fria, aparar as pontas periodicamente e usar cremes à base de silicone e queratina hidrolisada, promovendo ao fio maciez e brilho.

Cabelos cacheados

Normalmente, os cabelos cacheados não recebem a oleosidade natural do couro cabeludo. Por isso, as pontas são ressecadas. O tratamento ideal é aquele que devolve os minerais (água) ao cabelo. Os minerais alinham os fios domando o frizz e o indesejável excesso de volume, explica Ezequiel.

O hairstylist Márcio Mello, do salão Éclat, recomenda tratamentos à base de lipídios, altamente nutritivos e com poder anti frizz, para o cacho ficar domado. A umectação capilar usa a combinação de oito óleos essenciais: coco, semente de girassol, amendoim, rícino, jojoba, sésamo, extrato de aloe vera, amêndoa doce e babosa. Os óleos são aplicados com os cabelos ainda secos, mecha por mecha, com uma revigorante massagem capilar. Em seguida, é usado o secador para a melhor penetração dos ativos.

– Depois, a cliente é colocada em um acelerador químico. O processo também envolve o xampu e creme condicionante da marca Avlon, que é específica para os cabelos étnicos. A umectação capilar tira o ressecamento, devolvendo as propriedades hídricas naturais dos fios. É um tratamento de choque para recuperar os fios ressecados. O resultado é muito mais brilho e maciez – diz

Cabelos submetidos diariamente à escova

– Neste caso, é recomendado o uso de fluido térmico. Existem alguns específicos de tratamento que são ativados com o calor do secador e piastra – diz Ezequiel.

Márcio Mello indica produtos que hidratam e fortalecem. – O importante é sempre usar um protetor térmico para não ressecar o fio. O melhor tratamento no salão é a hidratação de algas vermelhas, que são aminoácidos com poder altíssimo de penetração no fio e nutre a fibra.

Cabelo danificado por progressiva

Estes cabelos têm o resíduo formol e é necessário tratá-los com xampu antirresíduo e logo após tratar com aminoácidos que reconstroem o fio de dentro para fora, garante Ezequiel.

Márcio diz que o cabelo vai precisar de mais água, pantenol e glicerina.

– Quando a pessoa faz a progressiva ele perde água e fica seco. Indico a máscara Hidro Safe, da SP, Wella, em textura de gel, não contém óleo e penetra rápido no fio. Há uma manutenção em casa também, a máscara para manter o tratamento. A indicação é para fazer duas vezes por semana no cabelo que sofreu progressiva.

2 thoughts on “Hidratação dos cabelos, veja qual é mais adequada para você

  1. Boa tarde,gostaria de saber qual o melhor, tintura ou tonalizante, pois meus cabelos são ressecados e armados,sempre tive cabelos longos, o que devo fazer. Grata

    Ivete

  2. Olá, meu nome é Angela, tenho cabelos finos, pouco ondulados e pouco volume, fiz uma escova controlada e com 02 dias fiz uma escova inteligente em dezembro de 2010 e até o momento não conseguir que o meu cabelo voltasse ao normal, está ressecado, sem vida, parece uma vassoura piaçava. Coloquei um mega para esconder o meu cabelo, só que já tirei e cortei chanel, mas as pontas estão uma desgraça, esticados, parece cabelo ruim relaxado.
    Já gastei muito dinheiro com SOS, cauterização, hidratação.

    Por favor, me ajude!!!!

    Grata, Angela Rocha.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*