Homem também pode ter câncer de mama – acredite

Embora seja rara a incidência de câncer de mama masculino – para cada 100 mulheres acometidas apenas um homem é atingido – ao sentir um nódulo no peito o homem deve procurar um médico que lhe indicará os exames necessários para confirmar ou afastar a suspeita.

O uso de anabolizantes ou estrogênios aumentam a possibilidade de desenvolver câncer de mama. Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama podem ser a radiação, cirrose e o alcoolismo.

Os sintomas são semelhantes ao de câncer de mama feminino:

  • Protuberância ou inchaço, geralmente indolor;
  • Pele ondulada ou enrugada;
  • Retração do mamilo;
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;
  • Inchaço nos linfonodos axilares.

Da mesma forma que os sintomas, o tratamento é o mesmo e pode incluir quimioterapia e mastectomia. Apenas o homem não se submete a mamografia que é substituída pelo ultrassom e biopsia.

Imagem mostrando o Resultado da cirurgia para retirada de câncer de mamam em homem

Resultado da cirurgia para retirada de câncer de mamam em homem

Como até mesmo entre os médicos há pouco conhecimento da possibilidade de o homem ter câncer de mama, em geral a doença é descoberta nos homens em estado avançado o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura.

Nos dois últimos anos (2015 e 2016) o Ministério da Saúde registrou 2,1 mil internações de homens com câncer de mama. A maior incidência ocorre no Sudeste especificamente em São Paulo, com 796 casos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*