Intoxicação por veneno – Primeiros Socorros

Crianças até cinco anos costumam se expor a produtos tóxicos porque são curiosas. Se houver crianças pequenas habitando ou visitando a casa, você deve:

-  Manter venenos potenciais em armários altos ou trancados,

-  Tenha xarope de ipecacuanha em casa. Esta medicação é usada para induzir os vómitos e pode ser encontrada em qualquer farmácia. Mas cuidado, nem sempre a indução de vômito é aconselhada em alguns casos de intoxicação;

Lembre-se: muitos estados imitam, os sintomas do envenenamento ou intoxicação, inclusive convulsões, derrame e reações insulínicas. Se não houver indicação de intoxicação, não trate a pessoa para isso mas não deixe de chamar a emergência. Chame-a mesmo que a pessoa parece estar bem – não espere ver os sintomas surgirem.

Tipos de intoxicação por veneno

Ingestão de veneno

Retire qualquer coisa que permaneça na boca da pessoa. A não ser que a vítima esteja inconsciente, tendo uma convulsão ou não consiga engolir, dê uns 60 mililitros de água para ela beber. Não induza os vómitos a não ser que assim indique o Centro de Controle de Intoxicações ou o médico.

Veneno em contato com os olhos

Lave os olhos cuidadosamente por 10 minutos com água levemente morna. Derrame uma corrente de água de um copo limpo, de uma altura de sete a oito centímetros, acima dos olhos.

Veneno em contato com a pele

Retire qualquer roupa contaminada. Enxágúe a pele com grandes quantidades de água por 10 minutos.

Inalação de veneno

Respire ar fresco assim que possível e evite respirar os gases.

Se a pessoa envenenada estiver inconsciente, confusa, tendo convulsões ou problemas respiratórios, telefone para a emergência imediatamente.

Se a pessoa for para o pronto-socorro, leve junto o frasco ou qualquer informação sobre o veneno.

Medicações que salvam podem também matar principalmente em caso de overdoses. Até aspirina e paracetamol, aparentemente inofensivas, em altíssimas doses podem matar. Numerosas outras drogas vendidas livremente nas farmácias são perigosas quando consumidas em grandes quantidades.