Inverno, melhor época para começar uma dieta

Quem quer emagrecer deve dar as boas-vindas ao inverno. Por uma questão metabólica, começar uma dieta no frio pode trazer resultados melhores ainda. A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que no frio há um aumento do gasto de energia para a manutenção da temperatura corporal.

– Para não sentir frio, o organismo trabalha mais no inverno e, por isso, gasta mais energia do que o normal.

Se você diminuir o consumo de alimentos que não fornecem gordura, que é o combustível para manter o equilíbrio corporal, o metabolismo é obrigado a usar o estoque (as gordurinhas extras) já existente para transformar em calor.

A teoria parece boa, não? Porém, o inverno também pode ser um vilão na dieta, principalmente para quem tem mais dificuldade de controlar a gula. Quando a estação acaba, a reclamação é comum: engordei!

Inverno, a melhor época para fazer dieta – As temperaturas mais frias estimulam o apetite, especialmente por alimentos mais calóricos.

No final, as pessoas acabam comendo mais. Outro fator que leva ao ganho de peso nesta estação é a quebra da rotina. O inverno coincide com as férias de julho e muita gente para de fazer atividades regularmente, o que, segundo Cláudia Cozer, doutora em endocrinologia pela USP (Universidade de São Paulo), pode ajudar a subir o ponteiro da balança.

– No verão, as pessoas se movimentam mais, vão à praia, caminham, tomam suco, picolé etc. Já no inverno, a alimentação muda e a rotina também. As pessoas procuram alimentos mais quentes, esquecem um pouco a salada, o líquido, correm para a massa, o chocolate.

Então, se você quer emagrecer comece a fazer dieta no inverno para estar em plena forma no verão!


Fonte: R7

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*