Ioga ajuda a impedir o aumento de peso

A prática regular de ioga pode impedir o aumento de peso a partir da meia-idade e promover o emagrecimento de pessoas com sobrepeso. Estes benefícios têm maior relação com a capacidade do praticante de ioga adotar uma alimentação consciente do que com a atividade física em si.

A pesquisa mostrou que a pratica da ioga atua no controle da fome e da saciedade. “Em um estudo inicial, descobrimos que, em um período de dez anos, pessoas de meia-idade que praticavam ioga ganharam menos peso que os não-praticantes, independentemente dos padrões alimentares e de atividade física. Então fomos investigar a hipótese de que a autoconsciência – que é desenvolvida direta ou indiretamente por meio da ioga – pode influir nos hábitos alimentares”, diz Alan Kristal,  professor da faculdade de Saúde Pública da Universidade de Washington.

Os pesquisadores descobriram que pessoas que comem de forma consciente – que sabem por que comem cada alimento e param de comer quando estão saciadas – são mais magras do que aquelas que se alimentam de forma inconsciente – comendo sem ter fome ou em resposta a estados de ansiedade ou depressão.

Na pesquisa, a forte associação entre a prática de ioga e a consciência alimentar não foi observada em outros tipos de atividade física, como caminhar ou correr.

“Essas descobertas confirmam a hipótese de que a ioga promove a alimentação consciente e gera um menor ganho de peso no decorrer do tempo, e que isto ocorre de forma independente da atividade física em si”, afirma Kristal.

A pesquisa foi realizada com mais de 300 pessoas. Entre elas, 40% praticavam ioga mais do que uma hora por semana, 46% caminhavam pelo menos 90 minutos por semana e mais de 50% praticava atividades físicas de intensidade alta ou moderada por mais de 90 minutos por semana.

O peso médio de todos os participantes estava dentro dos parâmetros considerados normais, mas o índice de massa corporal (IMC) dos praticantes de ioga era menor do que o dos que não realizavam a atividade. Do mesmo modo, o IMC mais baixo foi associado a uma melhor pontuação no questionário feito para avaliar o grau de consciência alimentar dos participantes.

“Comer de forma consciente é uma habilidade que faz com que as estratégias convencionais para perder peso, como fazer dieta ou contar calorias, tenham melhor resultado. Acrescentar a prática de ioga a um programa de emagrecimento tradicional vai torná-lo mais eficaz”, conclui Kristal.


Terra Coração saudável

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*