Leite para adultos, o que é mito e o que é verdade

Não tomar um leite na idade adulta se transformou num modismo impulsionado por polêmicas que nasceram nos Estados Unidos, a Got Milk? – pela substituição dos refrigerantes pelo leite – e Not Milk – pelo veto do produto nas dietas em razão de supostos riscos do alimento.

No entanto, esse modismo vem sendo superado e felizmente mais e mais adultos estão tomando leite. O Ministério da Saúde americano adverte: a intolerância ao leite é rara e o produto está liberado para grande parte dos adultos, e não o contrário. Não se justifica retirá-lo da dieta sem ter certeza de que o problema realmente existe.

O leite é um alimento muito rico do ponto de vista nutricional. E seu consumo por pessoas que realmente não tenham problemas digestivos é muito saudável. Por exemplo, o leite é um importante aliado no combate a osteoporose na idade adulta.

Não há motivo, portanto, para a maioria da população não seguir a recomendação que consta no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que preconiza três porções de leite e derivados por dia – uma porção é um copo de leite, por exemplo. Segundo a pasta, o leite é a melhor fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos, mas o País registra redução de consumo. A recomendação só não deve ser seguida se houver diagnóstico claro de problemas, como as alergias e a intolerância – possível por meio de testes específicos.


Fonte: estadao.com.br, 10/10/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*