Mais casos de câncer de pênis do que de câncer de próstata em alguns estados…

O câncer de pênis quase sempre é associado a homens que vicem com precárias condições de saúde e higiene, em geral associados a um quadro de pobreza ou miséria. No Brasil representa cerca de 2% dos casos de câncer no entanto o preocupante é que em alguns estados sua incidência é maior do que os casos de câncer de próstata, mostrando a precariedade da saúde da população menos favorecida.

Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará estão entre eles.

Devido a precariedade das condições de saúde, quase sempre o câncer de pênis somente é diagnosticado em estágios avançados quando já não resta mais opções, somente a amputação total do orgão. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, (INCA), mais da metade dos pacientes com câncer de pênis demoram mais de um ano para procurar assistência médica, após o aparecimento das lesões iniciais.

O câncer de pênis tem como fator de rico a falta de higiene: lavar o o pênis diariamente com água e sabão, em especial debaixo do prepúcio, a pele que recobre a cabeça do genital (glande) é um das formas de prevenir esse câncer bem como perceber infecções e anormalidades.

Câncer de pênis: sintomas

O sintoma mais comum do câncer de pênis é uma ferida persistente ou um tumor localizado na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. Qualquer ferimento que não cicatriza, ou uma tumor, independente de causarem dor devem ser examinados por um médico.

Em alguns casos, o crescimento nos gânglios inguinais – íngua na virilha – pode ser uma manifestação inicial do câncer de pênis.

A confirmação do diagnóstico depende do resultado de uma biopsia

Câncer de pênis: prognóstico de cura

Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas para o homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.

Zico participando de uma campanha de prevenção contra o câncer de pênis

 

O tratamento depende da extensão do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são as alternativas terapêuticas. A quimioterapia é usada nos casos mais avançados de câncer de pênis.

Se ele não for tratado, pode levar à morte em cerca de dois anos

A água e o sabão podem evitar o câncer de pênis

O câncer de pênis, diagnosticado em estágio avançado, é responsável por cerca de 1.000 amputações de pênis no Brasil.

O custo médio para o seu tratamento fica na faixa de R$ 35.000,00

E o uso diário de água e sabão na higiene das partes íntimas pode prevenir tudo isso…

One thought on “Mais casos de câncer de pênis do que de câncer de próstata em alguns estados…

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*