Mamografia, veja como ela descobre o câncer de mama

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelho conhecido como mamógrafo, para avaliação das mamas. É a maior aliada da mulher na detecção precoce do câncer de mama por isso deve ser feita rotineiramente.

Quando o médico ou a paciente consegue apalpar um nódulo, caso ela seja cancerígeno, é provável que esteja em um estado avançado. Já com a mamografia pode-se detectar nódulos muito pequenos, imperceptíveis ao toque. Segundo a FDA (orgão americano semelhante a ANVISA do Brasil) a mamografia pode detectar um câncer de mama até 2 anos antes dele ser perceptível ao toque. Uma detecção precoce como essa aumenta muito as chances de cura.

Mamografia digital

Um avanço na mamografia é a chamada mamografia digital. Ela se assemelha à convencional por usar raio X na produção de imagens da mama. A diferença é que o resultado da mamografia digital é capturada por um detector eletrônico especial de raios X que converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama, tendo muito melhores condições de detectar qualquer aspecto suspeito. Na tradicional, o resultado da mamografia é capturado em um filme que é revisado pelo radiologista sem apresentar muitos recursos.

Uma outra diferença da mamografia digital, além dos recursos que facilitam a detecção de nódulos suspeitos, é a mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação.

Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua mas são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame.

Mamografia digital, a mamografia com mais recursos para o radiologista interpretar os resultados do exame.

Antes de fazer uma mamografia

É importante que a mulher verifique se suas axilas e tórax estão limpos. Ela não deve usar desodorizantes ou perfumes no dia do exame. Estes produtos podem acabar gerando um resultado falso, trazendo preocupação desnecessária.

A compressão da mama na mamografia

A compressão da mama é o que causa mais incomodo as mulheres durante o exame de mamografia. No entanto ela é essencial para imobilizar a mama e uniformizar o tecido da mama, permitindo uma melhor imagem. A compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas leva pouco tempo. Evite fazer a mamografia durante o período menstrual quando as mamas estão mais sensíveis.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*