Menopausa e climatério: fases que a mulher precisa se alimentar de forma saudável

O climatério é o período de passagem entre a vida reprodutiva e a menopausa. Normalmente é acompanhado de sintomas característicos como: calores e suores, ressecamento vaginal, incontinência urinária, diminuição da libido, humor depressivo e instabilidade emocional.

O termo menopausa refere-se à interrupção definitiva das menstruações, que deve ocorrer há pelo menos um ano.

Modificações orgânicas que acompanham a menopausa

  • A pele pode se tornar fina e enrugada além de haver perda de cabelos, secura nos olhos e dor nas articulações;
  • Incontinência urinária (vontade de urinar a todo o momento), secura vaginal provocando dor ou desconforto durante o ato sexual;
  • Pode ocorrer um ganho de peso e descontrole do colesterol, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares;
  • A ausência dos hormônios também pode afetar os ossos e aumentar as chances de desenvolvimento de osteoporose.

 

A importância da boa alimentação durante o climatério e a menopausa

É recomendado um consumo adequado de hortaliças e frutas. Pois os alimentos desse grupo alimentar são fontes de fibras que contribuem para o funcionamento do intestino, além de impedir a absorção em excesso de gorduras e carboidratos.

Não podemos esquecer do consumo adequado leite e derivados, de preferência desnatados. Esse é um grupo de alimentos muito importante por ser fonte de cálcio, mineral envolvido na prevenção da osteoporose.

Procure consumir soja e seus produtos derivados, que são fontes de fitoéstrogenos, substâncias que auxiliam no combate aos sintomas relacionados à menopausa.

Outros compostos que também “imitam” os efeitos do estrógeno no organismo são as lignanas, encontrada na linhaça. Vale a pena investir nessa semente tão versátil!

Os açúcares e doces e os óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação. O consumo desse grupo alimentar em excesso favorece o excesso de peso e o surgimento de outras doenças. Como já existe um favorecimento para o ganho de peso nessa fase da vida, não se deve abusar.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*