Monitor cardíaco, veja as vantagens de usar um ao praticar exercícios

Cada vez mais as pessoas estão usando monitores cardíacos ao praticarem exercícios e atividades físicas. Isso vem acontecendo porque monitorando a frequência cardíaca, podemos observar que quanto melhor nos exercitamos, melhor será o aproveitamento de nosso Sistema Cardiovascular.

Há décadas atletas profissionais usam as informações fornecidas por seus monitores de frequência cardíaca, pelas seguintes razões:

  • Um monitor de frequências cardíacas é como um contagiros, proporcionando uma medição precisa da intensidade do exercício;
  • Treinar em seu próprio ritmo ideal se torna possível com um monitor de frequências cardíacas;
  • A medição direta da frequência cardíaca durante o exercício é a maneira mais precisa de controlar o desempenho;
  • O progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação.

Quando você começa a treinar, a frequência cardíaca se eleva rapidamente em proporção à intensidade do treinamento.

Nos Monitores de Frequência Cardíaca, o cinto transmissor detecta o sinal eletrocardiográfico (sinal elétrico proveniente do seu coração) e o transmite através de uma onda eletromagnética para o receptor de pulso, onde essa informação é digitalizada e exibida.

Com essa informação você pode verificar se o nível de atividade física está queimando o máximo possível de calorias, se você está desenvolvendo sua capacidade aeróbica o se não está fazendo um esforço excessivo.

A maior parte dos monitores cardíacos é contituída de uma cinto(a) transmissor e o receptor de pulso, muito parecido com um relógio digital.

O cinto transmissor deve ser afixado na altura do peito e possue elásticos para permitir um melho ajuste.

Hoje os monitores podem fazer muito mas funções do que simplesmente mostrar o batimento cardíaco. Alguns mostram o consumo calórico, zona alvo, evolução do condicionamento físico, etc. Quanto mais funções mais caros eles são.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*