Mulheres que tomam bebida alcóolica engordam menos, diz estudo

NOVA YORK, EUA. As pessoas que começam uma dieta normalmente são aconselhadas a parar de beber álcool e evitar as calorias extras de uma taça de vinho ou um coquetel. Mas uma nova pesquisa sugere que as mulheres que consomem regularmente quantidades moderadas de álcool são menos prováveis de ganhar peso do que as não bebedoras. Além disso, quem bebe tem um risco menor de obesidade.

As descobertas, relatadas na revista "Arquivos da Medicina Interna", são baseadas em um estudo com 19.220 mulheres norte-americanas com mais de 39 anos e que, no início do estudo, estavam na categoria de "peso normal" em relação ao índice de massa corporal. Pesquisadores do Hospital Brigham e Feminino de Boston acompanharam os hábitos de bebida das mulheres por 13 anos. Cerca de 60% das mulheres bebiam pouco ou moderadamente, enquanto 40% relataram que não ingeriam álcool.

Durante o tempo do estudo, 41% das mulheres ficaram acima do peso ou obesas. Embora o álcool tenha várias calorias (cerca de 150 em uma taça de vinho), as participantes do estudo que não bebiam acabaram ganhando mais peso com o tempo: em média 4 kg, enquanto as bebedoras moderadas ganharam 1,4 kg. O risco de ficar acima do peso era quase 30% mais baixo para as mulheres que consumiam uma ou duas doses de álcool por dia em comparação com as não bebedoras.

As descobertas certamente serão confusas para as mulheres que continuam a receber mensagens conflituosas sobre os benefícios e os riscos de saúde a partir da ingestão de álcool. Embora a bebida moderada esteja associada com uma melhor saúde cardíaca, a bebida regular também aumenta o risco de câncer de mama.

Bebida alcóolica e engordar menos naão se aplica aos homens

Homens e mulheres se comportam de maneira diferente em relação ao álcool, e a tendência acerca do menor ganho de peso entre os bebedores não parece ser verdadeira para os homens. Um estudo de 2003 com homens britânicos mostrou que os bebedores regulares ganhavam mais peso do que os não bebedores. Estudos sugerem que beber álcool tem efeitos diferentes sobre os hábitos alimentares de homens e mulheres. Os homens tipicamente acrescentam o álcool à sua ingestão calórica diária, enquanto as mulheres são mais prováveis de substituir o álcool por alimento. No estudo da revista “Arquivos da Medicina Interna”, as mulheres que bebiam álcool relataram ter ingerido menos calorias de fontes alimentares, particularmente carboidratos.

Além disso, pode haver diferenças na forma como homens e mulheres metabolizam o álcool. Estudos sobre metabolismo mostram que, após os homens ingerirem álcool, eles experimentam uma pequena mudança metabólica. Mas o álcool parece acelerar um pouco o metabolismo da mulher.

A ligação entre o consumo de vinho tinto e menos ganho de peso estava especificamente relatada no estudo da revista. Alguns estudos sugerem que o resveratrol, composto presente nas uvas e no vinho tinto, parece inibir o desenvolvimento de células de gordura e tem outras propriedades antiobesidade.

As descobertas não querem dizer que as mulheres devam correr para beber álcool para perder peso. Outra pesquisa mostra que, quando a pessoa já está acima do peso, seu metabolismo do álcool é mais eficiente. Portanto, uma mulher acima do peso pode ganhar ainda mais peso com o álcool do que uma mulher magra. Entretanto, os dados sugerem que, para muitas mulheres que enfrentam problemas de peso, as calorias extras provavelmente não vêm das bebidas alcoólicas.


Fonte: The New York Times, Tara Parker-Pope, tradução André Luiz Araujo, 29/03/2010

One thought on “Mulheres que tomam bebida alcóolica engordam menos, diz estudo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*