Musculação engorda? Não e ainda ajuda no emagrecimento…

– Musculação engorda?

Essa pergunta é muito comum no reduto das academias. E a resposta também: não.

Embora já tenha se acreditado que, para emagrecer, apenas atividades aeróbicas, como corrida, pedalada e aulas de ginástica, seriam eficientes, estudos recentes apontam que um bom treino visando ao emagrecimento deve incluir exercícios de musculação combinados a aeróbicos.

O raciocínio é elementar: cada quilo de músculo consome em média 20 calorias por dia, enquanto que um quilo de gordura gasta de três a nove calorias. Portanto, um organismo com mais massa magra (músculos) gasta mais calorias para se manter, mesmo em repouso.

Logo, o metabolismo acelera e o processo de emagrecimento se torna mais rápido e fácil, explica o personal trainer Vinícius Possebon, de Caxias do Sul. Mas, nesse tipo de treino, emagrecer não significa necessariamente perder peso.



Pode parecer estranho, mas é possível perder uns bons quilos de gordura sem movimentar o ponteiro da balança. Puxar ferro fortalece e a massa muscular, e ela pesa, lembra Possebon. Entretanto, como a musculatura ocupa menos espaço no organismo que a gordura, é possível perder medidas sem perder peso e ainda ficar com o corpo sarado.

E os benefícios não param por ai. De acordo com uma recente revisão bibliográfica realizada por cientistas da universidade de Gainsville, nos Estados Unidos, o Treinamento Resistido (TR), nome mais tecnicamente correto para a musculação, ainda proporciona melhora da circulação sanguínea, redução do colesterol e até melhora quadros de depressão.

figura mostrando pessoa musculosa e obesa com o mesmo peso

Uma pessoa musculosa pode pesar tanto quanto uma obesa , mas é muito mais saudável

É claro que os resultados dependem de frequência, duração e intensidade do treino, além de uma alimentação equilibrada. Na hora de matricular-se em uma academia procurar profissionais de Educação Física de referência também é fundamental.


Fonte: Clicrbs, Nádia de Toni, 22/04/2010

One thought on “Musculação engorda? Não e ainda ajuda no emagrecimento…

  1. tenho feito musculação há três semamas já vi diferenças,mas meu pescoso esta doendo mto mesmo com alongamento antes e depois não sei o que possa ser mais desconfio do agachamento com barra qual outro posso subistituir e ter o mesmo resultado nas pernas?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*