Musculação melhora andar de mulheres idosas

Quem não conhece idosos que tem facilidade em cair? Fazer musculação pode ajudar a reverter esse quadro. No Brasil, 30% dos idosos caem ao menos uma vez no ano, segundo dados de 2001, divulgados pelo Conselho Federal de Medicina. As quedas estão entre as causas de 12% de todas as mortes de idosos.

 

Dados divulgados recentemente em uma revista britânica Clinical Biomechanics, pode ajudar a resolver esse problema. A pesquisa apontou que a musculação pode contribuir para o caminhar de mulheres e homens idosos. Foram 14 mulheres avaliadas, com idade média de 61 anos, os resultados indicaram que as idosas melhoram nos aspectos do andar, relacionados ao risco de quedas, com distância do dedão do pé ao chão.

Na velhice é comum ter dificuldades de integrar as informações dos órgãos dos sentidos e perder massa muscular, principalmente nos músculos que controlam a postura. As 14 mulheres avaliadas fizeram musculação três vezes por semana, durante quatro meses, com aumento gradual dos pesos. Antes e depois do período de treinos, os pesquisadores filmaram as mulheres andando e usaram um programa de computador para descrever as alterações nos seus movimentos.

Os pesquisadores notaram que as idosas conseguiram andar mais rápido e dar passos mais largos, contribuindo assim, em dar passos elevando mais os pés do chão, o que diminuiu os tropeços.
“Cada dia mais o treinamento resistido tem se tornado referência em pesquisas, recentemente foi elencada como a tendência para 2010, pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, nesse aspecto a orientação de um profissional habilitado fará a diferença na reabilitação e manutenção da qualidade de vida dos pacientes idosos”, encerra o professor de Educação Física e tutor do Portal Educação Diesi Souza Ventura.


Fonte: Pantanal new, 04/03/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*