Músculos do ombro

O ombro é uma articulação do tipo esferóide (imagine uma  “bola e soquete”) entre o úmero (o osso do braço) e o osso da escápula (omoplata). No ombro ocorrem seis movimentos principais: flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa.

Durante a flexão do ombro, o braço é levantado para a frente, na direção do rosto. Durante a extensão do ombro, o braço se movimenta para trás, isto é, atrás do plano do corpo. Durante a abdução, o braço se movimenta para cima e para fora, ou seja, para o lado do corpo. Durante a adução, o braço é movimentado na direção do lado do corpo. Abdução e adução horizontais ocorrem quando o braço se movimenta em um plano horizontal no nível do ombro, como durante crucifixos para o peito ou para o deltóide posterior.

Anatomia do músculo deltóide

Anatomia do músculo deltóide, vista frontal

O músculo deltóide do ombro consiste em três seções distintas, ou cabeças, cada qual capaz de movimentar o braço em direções diferentes.

A partir de uma ampla inserção do tendão acima da articulação do ombro, as três cabeças do deltóide se fundem em um único tendão, que se fixa ao úmero (o osso do braço).

O deltóide anterior (na frente) se insere na clavícula e levanta o braço para a frente (flexão do ombro).

O deltóide lateral (ao lado) se insere ao acrômio, levantando o braço para fora e para o lado (abdução).

O deltóide posterior (atrás) se insere na escápula e movimenta o braço para trás (extensão do ombro).

Anatomia do músculo deltóide, vista posterior

Anatomia do músculo deltóide, vista posterior

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos que formam uma camada protetora em torno da articulação do ombro.

Apesar de ser um grupo quase não perceptível, o manguito rotador é essencial para a estabilidade e força do ombro. Todos os quatro músculos têm origem na escápula, ultrapassando a articulação do ombro e fixando-se no úmero.

 O supra-espinal se localiza acima da articulação e levanta (faz abdução)o braço para cima e para fora – como quando se sinaliza para pegar um táxi.

Os músculos infra-espinal e redondo menor estão localizados atrás, cuja função é a de girar o braço para fora – semelhante ao ato de pedir carona na estrada.

Anatomia do manguito rotator

Anatomia do manguito rotator

O subescapular está situado à frente, e promove a rotação interna do braço – por exemplo, ao se dobrar os braços no peito.

One thought on “Músculos do ombro

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*