O que é pior para a dieta ? Carboidrato ou gordura?

Uma questão que preocupa todas as pessoas querendo emagrecer através de uma dieta é saber qual tipo de alimento que elas devem evitar mais: o carboidrato ou a gordura.

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Temple, da Philadelphia, nos Estados Unidos, revelou que dietas pobres em gordura e em carboidratos podem ser igualmente eficazes no combate ao excesso de peso.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos, um que fez uma dieta pobre em gordura e o outro em carboidratos. Depois de um ano de pesquisa, os dois grupos tiveram uma redução média de peso de 10 quilos. No segundo ano, foram cerca de 7 quilos.

Além disso, ao final do segundo ano, os dois grupos haviam reduzido suas taxas de colesterol ruim a níveis semelhantes, assim como haviam experimentado redução das taxas de triglicérides e da pressão sistólica.

Segundo a diretora da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Jussara Maria dos Santos, no entanto, uma alimentação balanceada pode evitar o consumo excessivo dos dois grupos de nutrientes sem que eles precisem ser drasticamente cortados da dieta.

– Mudança de hábitos é o grande segredo para quem quer se alimentar bem. Na hora das compras, por exemplo, devemos substituir os alimentos brancos pelos integrais. Eles têm mais ou menos o mesmo teor calórico, mas os integrais não passaram por um processo industrial forte e, consequentemente são mais nutritivos. Além disso, há truques muito simples para evitarmos o excesso de gordura na alimentação – explica.


Fonte: clicrbs.com.br, Vander Correa, 29/09/2010,

One thought on “O que é pior para a dieta ? Carboidrato ou gordura?

  1. My name is Patricia, I’m 40 years old, 1.69 tall and weight 106K, dismotivada I have no desire to do anything as sweet drinks frying all the time …..
    How can you help me?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*