O toque retal na detecção do câncer de próstata

A sociedade brasileira ainda é muito conservadora e preconceituosa até mesmo quando a saúde está envolvida. E isso é muito ruim na detecção precoce do câncer de próstata, pois ele é um exame muito importante para a detecção precoce do câncer. Basear-se apenas no PSA pode gerar resultados falsos e um câncer de próstata que seria curável, pode tornar-se incurável com o progresso da metástase em outros orgãos e ossos.

Qual homem nunca fez brincadeiras com os outros a respeito do exame do toque retal? Nessas brincadeiras são criados mitos que afugentam ainda mais um paciente do exame de toque e com isso, da detecção precoce do câncer de próstata.

Vamos ver abaixo alguns mitos e verdades sobre o exame de toque retal para tentar conscientizar os homens da importância de realizá-lo anualmente a partir dos 45 anos.

O exame de toque retal dói ?

Doer não dói mas causa incômodo que se acentua ainda mais quando o homem não está relaxado. Como grande parte dos homens vai fazer o exame de toque tenso… Ele pode doer quando existe algum, inflamação na próstata, que vai ser tocada no exame.

Felizmente esse desconforto é rápido e dura alguns segundos apenas.

Preciso fazer o toque retal mesmo o PSA dando normal?

Talvez essa seja a maior auto-enganação dos homens para evitar fazer o exame de toque retal. Em cerca de 15% dos casos em que o exame de PSA dá normal, o paciente tem o câncer de próstata detectado no exame de toque.

É fundamental fazer o exame de toque retal e o PSA juntos – o PSA não substitui o exame de toque retal.

Uma explicação bastante interessante sobre o câncer de próstata

Meus exame de toque retal nunca deram nada. Preciso continuar fazendo-os?

O percentual de homens com câncer de próstata cresce com a idade. Aos 75 anos estima-se que um em cada seis homens tenha um tumor na próstata. Aos 100 anos essa estimativa é de quase de 100% mas o câncer de próstata não costuma ser a causa mortis que em geral é decorrência de outros fatores.

Portanto, se felizmente seus exames anteriores não deram nenhum sinal de câncer de próstata, é preciso continuar fazendo-os pois a cada ano que passa de sua vida aumenta a probabilidade de surgir um tumor na sua próstata.

O toque retal só detecta o câncer de próstata ?

O exame de toque retal faz muito mais do que apenas detectar o câncer de próstata, embora esse seja o maior temor dos homens. Na verdade o exame de toque permite fazer uma avaliação geral da próstata e pode detectar alterações como hiperplasia (aumento acima do normal), causado por alterações hormonais. O exame detecta ainda inflamações e doenças no canal retal.

O exame de toque retal diagnostica o câncer de próstata?

O exame de toque não tem a capacidade de diagnosticar se o homem tem ou não um câncer de próstata. Apenas a biopsia pode fazer isso. No entanto o exame de toque é muito eficaz para levantar a suspeita da doença.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*