Osteoporose, consumo de proteínas reduz risco de fratura no quadril

Idosos que consomem uma dieta rica em proteína têm menos chances de sofrer fraturas no quadril, comparado aos que consomem pouco, segundo estudo do Institute for Aging Reserch of Hebrew SeniorLife, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  Peixe, ovos, queijo, iogurte, legumes, verduras e grãos são fontes de proteína.

O estudo, que examinou a ingestão diária de proteína em 946 idosos pertencentes a um grupo de estudo sobre a osteoporose, descobriu que indivíduos que consumiam menos do que 25% de proteína por dia tinham 50% mais chance de fraturar o quadril do que entre aqueles que consumiam grandes quantidades.

A pesquisa mostra ainda, que os sofreram fratura no quadril consumiam menos do que 46 g por dia, quantidade recomendada para adultos.

Grande parte das fraturas acontece depois de quedas, que geralmente são causadas pela falta de massa muscular e pela diminuição da força nas extremidades inferiores.

Segundo a autora do estudo, Marian Hannan, a dieta baseada no consumo de proteínas protege o idoso contra as fraturas no quadril, pois fortalecem os músculos das pernas.

Para evitar os danos, o pesquisador recomenda a ingestão de pelo menos 46 g de proteína por dia para as mulheres idosas e pelo menos 56 g para os homens idosos


Fonte: noticias.r7.com

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*