Osteoporose, veja as causas, formas de previnir e como diagnosticar essa doença

Não é só a idade que torna os ossos frágeis. Além do fator hereditário, a falta de exercícios físicos e dietas balanceadas, que incluem laticínios e outras fontes de cálcio, estão fazendo com que a osteoporose, se instale cada vez mais cedo nas jovens.

A média nacional de consumo de cálcio é de apenas 400 mg, o equivalente a duas xícaras de leite – quase três vezes menor do que a recomendação diária!

Afinal o que é a osteoporose?

A doença se caracteriza pela diminuição da massa óssea e a deterioração da qualidade do osso. Nossos ossos possuem uma camada exterior grossa e uma parte interna semelhante a um favo de mel que serve de suporte para a camada grossa. A osteoporose deixa esse suporte tão fino que ele tende a se romper, por isso, o osso se quebra facilmente. Sobretudo nos pulsos, quadris e na coluna vertebral.

Foto mostrando osso normal e com osteoporose

A osteoporose torna o osso mais frágil e quebradiço

O que leva a osteoporose ?

Ao longo da vida, o osso é sempre renovado por células de diferentes origens, que promovem a substituição do osso velho por um recém-sintetizado. A osteoporose resulta do desequilíbrio entre as células responsáveis por essa renovação e as encarregadas pela remoção do tecido ósseo antigo.



Por que a osteoporose atinge mais as mulheres ?

Primeiro porque o sexo feminino tem uma estrutura óssea menor do que o masculino, e segundo, devido à queda abrupta na produção de hormônios sexuais na menopausa. Quando o nível do hormônio estrogênio cai, a perda de massa óssea se acentua.

Que alimentos ricos em cálcio devem ser consumidor para prevenir a osteoporose?

Leite e derivados: 100 g de ricota fornecem 442 mg de cálcio; a mesma quantidade de coalhada, 490 mg. Outras fontes são sardinhas, amêndoas, folhas verdes, feijão branco e nabo. Recomenda-se o uso diário de 1000 a 1200 mg/dia.

Quais os melhores exercícios contra a osteoporose?

Os mais indicados são os de alto impacto, como corrida, musculação, dança de salão e pilates por envolver resistência e carga.

Como diagnosticar a perda óssea devido a osteoporose?

A densitometria óssea consegue detectar perdas de 1% da massa óssea. É um exame indolor, em que imagens do esqueleto são captadas por raios X, e um programa de computador as compara aos limites de perda normais para a idade.



Osteoporose provoca dor?

Só nos estágios avançados. Enquanto se instala, é uma doença silenciosa e muito traiçoeira. A dor aparece em caso de deformidade ou fratura.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*