Para emagrecer o segredo é alimentar-se bem

O que mais se lê em publicações voltadas à saúde e estética são regimes mirabolantes que prometem uma grande perda de peso em semanas. Mas ao restringir a ingestãod e nutrientes e calorias, o que essas dietas fazem é reduzir líquidos e músculos. A gordura, que deveria ser eliminada, fica. 

Acontece que, ao diminuir de forma drástica o consumo de alimentos, que são o combustível do organismo, a quantidade de energia se torna muito pequena. Para manter as funções vitais, o organismo passa a economizar energia, reduzindo a queima calórica e mantendo os estoques de gordura.

O índice de sucesso de emagrecimento com regimes radicais a médio e longo prazo é baixíssimo, menos de 10%. Portanto, fuja de dietas como a dos pontos, das notas, da sopa, da lua, dos sucos, e muitas outras. Não é preciso passar fome para emagrecer e se manter magro. Só é preciso aprender a comer certo.

 Um regime pobre em carboidratos prejudica o sistema imunológico, a manutenção de massa muscular, além de diminuir a mobilização de gordura para fornecimento de energia. Uma dieta pobre em proteínas causar diminuição da massa muscular. Já se o consumo de proteínas na dieta é excessivo, pode causar uma sobrecarga no organismo, prejudicando fígado e rins, e diminuir o fornecimento de energia pelos carboidratos e gorduras. Mais: uma dieta rica em proteínas não determina o ganho de massa muscular. Tudo depende da associação com treinamento físico. 

O consumo de determinados alimentos pode contribuir para um emagrecimento saudável e nutritivo. Quem deseja perder peso sem perder nutrientes precisa saber que legumes, verduras e frutas são fundamentais em qualquer dieta.

Uma dieta rica em cereais integrais, hortaliças, frutas e proteínas magras é fundamental para quem quer emagrecer com saúde, ensinam os profissionais de nutrição. Todos os nutrientes, minerais e antioxidantes precisam estar presentes em um processo de emagrecimento, pois estão nas reações de oxidação de gorduras.

Estudos mais atuais apontam que uma dieta eficaz é aquela que diminui o peso entre meio e um quilo por semana. Não é pouco. Quanto tempo você levou para engordar os quilos que hoje quer perder?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*