Para o bebê, mamadeiras de vidro são mais saudáveis

Toda mãe tem uma enorme preocupação com a saúde do seu bebê e isso não é deferentes quando o assunto é mamadeira. Hoje existem mamadeiras de plástico e as tradicionais, mais antigas de vidro. E a realidade é que as mamadeiras de vidro são mais saudáveis para os bebês.

O que torna as madeiras de vidro mais saudáveis para os bebês, em detrimento das mamadeiras de plástico é que estas últimas, assim como chupetas, utilizam em sua produção um composto chamado  Bisfenol A (BPA). Existe fortes suspeitas que o BPA cause câncer, diabetes, infertilidade além de provocar efeitos adversos no desenvolvimento físico, neurológico e comportamental dos bebês.

Quando líquidos aquecidos são colocados dentro de uma mamadeira plástica, ela desloca componentes químicos para o alimento, inclusive o BPA.

O problema é tão sério que a União Europeia decidiu banir o uso do BPA na produção de mamadeiras e chupetas a partir de março desse ano. O uso de plásticos com BPA é proibido no Canadá e em alguns estados norte-americanos

O BPA pode causar tantos problemas a saúde do bebê porque ela pode ter o mesmo comportamento químico de um hormônio, no caso o estrogênio.

Um estudo feito pela Universidade de Cleveland indica que 90% dos adultos têm traços de BPA no organismo.

No entanto no bebê o problema se agrava pois estão em rápido desenvolvimento, têm pouco peso e maior dificuldade de metabolizar agentes tóxicos.

No Brasil, um projeto de lei que proíbe a venda de mamadeiras e chupetas produzidas com BPA tramita em fase avançada no Congresso e entidades médicas se mobilizam para alertar a população e os profissionais de saúde sobre os potenciais riscos do composto químico.

Então para evitar riscos a saúde do seu bebê, use somente mamadeiras de vidro e procure chupetas que sejam isentas de BPA na composição.

Fabricantes mais conscientes já começaram a produção de plásticos sem BPA na fórmula, inclusive mamadeiras para bebê

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*