Parou de perder peso ? Veja o que fazer.

Fazer uma dieta para perder peso rapidamente não é fácil. E se torne mais frustrante quando após um emagrecimento inicial para-se de perder peso. A essa interrompida em perder peso alguns chamam de “efeito platô”, uma estabilização do peso após um período de dieta.

Parar de perder peso ocorre tanto em homens quanto mulheres porque em geral a dieta restringiu de maneira drástica o consumo de calorias – elas não foram cortadas gradativamente. O organismo reage a esse corte drástico criando uma defesa e passa a economizar o máximo possível de energia.

É nessa fase que a maior parte das pessoas abandona a dieta quando, exatamente ao contrário, elas deveriam continuá-la, dando tempo para que seus organismos se acostumem-se com uma menor ingestão de calorias diárias. Com o tempo, o organismo volta a trabalhar com os níveis hormonais mais baixos, reiniciando um ciclo de emagrecimento.

Veja alguma dicas do que fazer quando parar de perder peso durante uma dieta:



Crie metas de exercícios e tente superá-los a cada semana

Ao fazer isso, você irá aumentar seu gasto calórico na atividade física, contribuindo para que o organismo se acostume mais rápido a trabalhar com níveis mais baixos de ingestão de calorias por dia. Você irá retomar a perder peso mais rapidamente.

Não se pese diariamente, pois isso pode gerar ansiedade

No início de uma dieta cada subida na balança é uma vitória – o peso está sempre mais baixo do que antes. Na medida em que avançamos na dieta a diminuição do peso ocorre num nível menor até que para completamente.

Imagem de uma pessoa se pesando em uma balança

Pesar diariamente pode causar desmotivação pois a queda de peso pode demorar a acontecer

Nesse momento não é verdade que a dieta não está fazendo mais efeito. O que está acontecendo é que seu organismo começa a substituir a massa de gordura por massa magra, com músculos. Embora não ocorra nenhuma variação na balança, na verdade está ocorrendo uma grande mudança na sua constituição orgânica com substituição de gordura por músculos, o que é muito mais saudável.

Também, ao substituir gordura por músculos, o organismo irá aumentar o gasto calórico pois músculos gastam mais calorias por dia do que gordura para se manter.

Use a fita métrica e não a balança para acompanhar seu progresso em perder peso

Conforme explicamos acima, os músculos pesam mais do a gordura. É muito comum em um determinado ponto de uma dieta acompanhada de exercícios físicos que a pessoa se sinta mais magra e a balança, teimosamente mostra que não houve perda de peso, ou pior, algum ganho.

Isso ocorre porque está ocorrendo uma substituição da gordura por músculos em seu organismo. Nessa fase a melhor forma de acompanhar a dieta e não se pesar e tirar as medidas com fita métrica: elas irão diminuir enquanto o peso da balança pode até mesmo aumentar.



Dieta não é para sempre – reeducação alimentar sim

Se você perdeu peso e vir suas medidas diminuírem essa é a hora de procurar um especialista em reeducação alimentar para não ter de passar o resto da vida convivendo com o efeito sanfona: engorda, dieta; emagrece, fim da dieta e vice-versa.

2 thoughts on “Parou de perder peso ? Veja o que fazer.

  1. Eu tenho esse problema também que as vezes quando eu deveria continuar com a reeducação alimentar por não ver os meus quilinhos indo embora logo eu desanimo e chuto o balde.
    Ótimas dicas, vai me ajudar e muito na minha jornada de emagrecimento

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*