Perfume, a diferença entre parfum, eau de parfum, eau de toilete, eau de cologne e deo cologne

Muitas pessoas tem dúvida ao comprar um perfume com as diferentes designações que vem em suas embalagens. Fica ainda mais difícil se forem perfumes importados pois as designações vem em geral em francês.

Preparamos o pequeno guia abaixo que mostra a diferença entre parfum, eau de parfum, eau de toilete, eau de cologne e deo cologne pois afinal perfume não é tudo igual, como nós sabemos e sentimos a fragrância:

Parfum

O mais forte dos perfumes, com uma concentração de essência que fica entre 20 a 40% (a média é 25%). Tem uma fragrância muito forte chegando a incomodar muitas pessoas. Não é muito vendido no Brasil.

Eau de parfum (ou “água de perfume”, em uma tradução literal)

O segundo tipo de perfume mais forte, tem em sua composição, de 12% a 18% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a 12 horas. Bastam algumas gotas em lugares estratégicos como a nuca, atrás da orelha e atrás do joelho, para você ficar perfumado o dia todo (ver onde usar perfume);

Eau de toilete (ou “água de toalete” em uma tradução literal)

Com fragrâncias mais discretas são perfeitos para serem usados em climas tropicais como o brasileiro. Sua fixação não passa de oito horas, e mesmo assim, em dias mais quentes. Sua concentração de essência varia entre 8% a 14%.

Eau de cologne (ou “água de colônia”)

São perfumes excelentes para o nosso clima e também podem ser usados durante o dia. Seu poder de fixação não dura mais do que cinco horas e a concentração fica entre 5% e 8%;

Deo colônia

O perfume mais suave, tem o mínimo de concentração de essência, entre 3 a 7%, sendo sua fixação de duas a quatro horas, com algumas exceções que chegam a até 8h.

 

Carolina Herrera 212, um exemplo clássico de ear de parfum

Republished by Blog Post Promoter