Plano de saúde como seguro de carro…

De modo a reduzir os custos com planos de saúde surgem novas idéias. Uma delas é tal como os seguros de carros, que apresentam descontos pelo perfil do usuário, fazer o mesmo com os planos de saúde para que as pessoas que tem hábitos saudáveis paguem menos.

A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) vai propor a criação de planos de saúde de acordo com o perfil do consumidor. A ideia é oferecer incentivos – como desconto ou uma espécie de premiação – àquelas pessoas que têm hábitos saudáveis.

O tema será levado à câmara técnica da Agência Nacional de Saúde (ANS), informou hoje o presidente da Abramge, Arlindo de Almeida, no encerramento do 15º congresso da entidade, realizado no Rio de Janeiro.

"Eu sou favorável a oferecer vantagens aos pacientes que, por exemplo, não fumem", defendeu. "Há o caso dos seguros de automóveis, em que as mulheres têm um desconto porque, comprovadamente, são mais prudentes", explicou Almeida.

Para ele, esse tipo de iniciativa pode funcionar como um incentivo para que as pessoas tenham comportamentos mais saudáveis. "Ajuda as pessoas a pararem de fumar, ou deixarem de ingerir bebidas alcoólicas". A proposta ainda está sendo formulada pela Abramge. Almeida acredita que, se os planos por perfis forem adotados, será uma forma de reduzir custos das operadoras. "Esse tipo de plano fará com que as pessoas façam medicina preventiva".

O presidente da ANS, Maurício Ceschin, disse que o órgão regulador vai "olhar (o tema) com atenção". Ele afirmou ainda que um grupo de trabalho já estava sendo criado para tratar de incentivos com relação aos idosos.

 

Mesmo que a Unimed cobre os usuários de planos conforme seus perfis, ela não vai baixar seus custos, pois continua patrocinando o time do Fluminense

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*