Queda de cabelo precoce ? Maior risco de câncer de próstata..

Se a queda de cabelo para alguns homens já é um problema, ele pode ser maior ainda por que um estudo realizado na França, publicado no dia 16/02/20011 na revista “Annals of Oncology”, mostra um risco maior de homens que começam a  perder cabelo na faixa dos 20 anos venham a ter na frente um câncer de próstata.

No estudo foram comparados 388 portadores de tumores na próstata com um grupo controle de 281 homens saudáveis e verificou que, entre aqueles com a doença, a porcentagem dos que começaram a ficar calvos aos 20 e poucos anos era duas vezes maior do que nos demais.

Já para os homens cuja calvície começou depois dos 30 ou depois dos 40, não houve diferença no risco de desenvolver câncer de próstata em comparação com o grupo controle.

Queda de cabelo e câncer de próstata: os hormônios podem ser os vilões…

O que parece relacionar a queda de cabelo precoce ao maior risco de desenvolver um câncer de próstata no futuro é o papel dos hormônios androgênicos, como a testosterona, em ambos os fenômenos.

No entanto os autores do estudo apontam a necessidade maiores estudos:

"Mais estudos são necessários, tanto com maiores grupos como no nível molecular, de modo a encontrarmos as ligações desconhecidas entre hormônios androgênicos, calvície precoce e câncer de próstata", disse Michael Yassa, que na época do estudo estava no Hospital Europeu Georges Pompidou, em Paris, e atualmente é professor na Universidade de Montreal, no Canadá.

É possível que no futuro uma calvície precoce venha a ser considerada um fator de risco para o câncer de próstata, necessitando o homem de um acompanhamento precoce pelos médicos.

Se já não bastasse a queda de cabelo preocce incomodar esteticamente, ela ainda pode estar associada a um maior risco de desenvolver câncer de próstata no futuro


Fonte: diariodasaude.com.br, 16/02/2011

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*