Queijo, poderoso alimento contra a osteoporose

Queijo, um dos alimentos mais poderosos contra a osteoporose e rica fonte de cálcio e proteínas em qualquer fase da vida.

Considerada como um grave problema de saúde pública, a osteoporose afeta principalmente as mulheres por volta dos 50 anos e é caracterizada por uma perda de cálcio nos ossos, que se tornam mais frágeis.

De todas as fontes alimentares de cálcio, os queijos (e os iogurtes e leite) são aqueles que fornecem mais quantidades deste mineral e os que possuem maior ação protetora sobre os ossos. Dos minerais, o cálcio e o ferro são provavelmente os que representam o mais importante grau de nutrição do idoso.

Quando consumidos pelo menos três vezes ao dia, os queijos fornecem nutrientes que contribuem para o atendimento diário de pelo menos 35% das necessidades de cálcio, fundamental na formação das estruturas ósseas e cartilaginosas e 30% das necessidades de vitamina A, importante antioxidante que atua sobre os radicais livres. Os queijos são também excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico, de zinco, selênio e fósforo.

Na infância, o consumo dos queijos cumpre importante papel na formação e desenvolvimento de ossos, dentes e cartilagens.

Na adolescência, têm papel igualmente de destaque podendo contribuir para demanda diária de cálcio, proteínas e vitaminas (A, grupo B, D e E) motivada pelo estirão de crescimento (fases em que adolescentes crescem vários centímetros em poucos meses). Por exemplo, para crianças de quatro a dez anos, 100 g de queijo por dia representam mais de 50% das necessidades de cálcio e mais de 30% das necessidades de vitamina A. Para os adolescentes, 180 g por dia contribuem com 35% das necessidades diárias de cálcio e 30% das de vitamina A.

Na fase adulta, para as gestantes, praticantes de atividades físicas regulares e para os idosos, a recomendação é a ingestão de proteínas, vitaminas e minerais e, principalmente o cálcio em níveis diferenciados.

Doenças como osteoporose, anemia e manifestações clássicas de deficiência de vitaminas são constantes no histórico de idosos. Tanto nessa fase da vida como durante a gestação e nas dietas para pessoas que despendem muita energia, os queijos são fonte alimentar importantes desses nutrientes.


Fonte: Comevap

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*