Quer emagrecer ? Dormir mais pode ajudar…

Vem chegando o verão e o número de pessoas querendo entrar em forma aumenta muito. Sem contar dietas, exercícios físicos uma prática que poucos se lembram mas podem ajudar muito no emagrecimento é o simples fato de dormir melhor.

Dormir oito horas quando se está de dieta tem um resultado bem visível: perde-se o dobro da gordura. A conclusão é de vários investigadores da Universidade de Chicago, depois de analisar a relação entre a duração do sono e o êxito de uma dieta de restrição calórica.

Ficar horas sem dormir quando se está de dieta tem ainda outro impacto negativo: os níveis do hormônio  grelina disparam, o que provoca uma maior sensação de fome e diminui os gastos energéticos.

A equipe acompanhou dez voluntários com excesso de peso com idades entre os 35 e os 49 anos e índices de massa corporal entre 25 (pré-obesidade) e 32 (obesidade). A cada um foi recomendada uma dieta individual com um corte de 10% na ingestão calórica. Foram depois submetidos a dois estudos: num primeiro período de 14 dias podiam dormir num intervalo de 8,5 horas, enquanto continuavam as atividades normais de lazer e trabalho. No período seguinte a janela de sono era reduzida para 5,5 horas.

Dormir 8 horas diárias enquanto de dieta aumenta em 300% a perda de massa gorda, diz estudo

Apesar de os participantes perderem o mesmo peso – em média 2,73 quilos em cada fase do estudo -, no período em que dormiram menos só perdiam um quarto de massa gorda. Já quando dormiam mais de sete horas a perda superava os 55%. "Dormir pouco, um comportamento transversal na sociedade moderna, parece comprometer os esforços para perder gordura durante as dietas", concluem.


Fonte: ionline.pt, Marta F. Reis, 05/10/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*