Ração humana, a dieta da moda

Desde que a receita começou a circular em revistas femininas, a ração humana virou moda. Muitas mulheres procuram lojas de produtos naturais em busca do composto de 11 ingredientes que promete, além da redução de peso, o bom funcionamento do intestino. Mas será que a fórmula funciona mesmo? Deve ser consumida?Quem aderiu à fórmula, comprada pronta ou preparada em casa, atesta bons resultados, mas a empolgação precisa ser vista com cautela. De acordo com o nutrólogo Paulo Henkin, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a alimentação deve ser sempre variada, o mais natural possível e sem seguir modismos que não atendam às necessidades de cada pessoa.

– Ração humana de verdade é arroz, feijão, carne e salada. Essa fórmula que inventaram agora me parece um absurdo e não tem relação com a boa saúde – alerta.

O risco aumenta para pessoas com doenças crônicas que encontram em alguns ingredientes da ração verdadeiros inimigos para o organismo, como o açúcar mascavo para os diabéticos e o gérmen de trigo para os celíacos, por exemplo.

Antes de correr à procura da ração humana, as nutricionistas Cátia Storck e Letícia Lucero indicam uma consulta com um profissional. A fórmula pode ser personalizada, ou seja, desenvolvida para atender objetivos específicos, conforme a necessidade. Talvez não seja preciso utilizar os 11 ingredientes.

Os componentes da ração humana

A ração humana é composta por 11 ingredientes in natura, com funções que vão desde melhorar o funcionamento do intestino até proporcionar sensação de saciedade:

Gérmen de trigo

Tem proteína, vitaminas e sais minerais. Ajuda a desintoxicar o corpo e deixa a pessoa mais disposta.

Aveia em flocos

Contém fibras, sais minerais, vitaminas e proteínas. Sacia a fome, melhora a atividade intestinal e inibe a absorção de gordura pelo organismo.

Linhaça

O consumo regular da linhaça moída, rica em ômega 3, 6 e 9, baixa os níveis do colesterol ruim do sangue.

Açucar mascavo

Apresenta cálcio, vitaminas e sais minerais.

Gergelim com casca

Fonte de cálcio, melhora o raciocínio.

Fibra de trigo

Rico em fibras, ferro e proteínas.

Gelatina

De origem bovina, ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Por ter proteína, fortalece as unhas e o cabelo.  Alguns fórmulas de ração humana prontas trazem quinua no lugar da gelatina. Apresenta a chamada proteína de alto valor biológico, que mais se assemelha às de origem animal como carne, leite e ovos. Ajuda a formar músculos.

Levedo de cerveja

Com vitamina B, sais minerais e fósforo, fortalece o sistema imunológico.

Guaraná em pó

Devido à presença de cafeína, é estimulante. Aumenta a concentração e diminui o cansaço físico e mental.

Leite de soja em pó

Útil para reposição hormonal, principalmente para mulheres no período da menopausa. É pouco calórico e tem menos gordura que o leite de vaca.

Cacau

Contém ferro, fósforo, sais minerais e potássio. Tem efeito estimulante. É melhor que o chocolate em pó porque tem menos açúcar. O hormônio serotonina gera sensação de prazer.


Fonte: Donna DC, 13/03/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*