Ração humana, conheça alguns benefícios além do emagrecimento

Linhaça, quinua, amaranto, gérmen de trigo, leite de soja, aveia. Estes e outros alimentos podem trazer diversos benefícios à saúde, sozinhos ou misturados. A chamada ração humana, por exemplo, composta por diversos cereais, além do açúcar mascavo, cacau, guaraná em pó e gelatina sem sabor, ganhou a preferência de muita gente e já faz parte do cardápio diário de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Entretanto, nutricionistas recomendam: o ideal é consumir a mistura como suplemento nutricional, ou seja, combinada a outros alimentos.

A nutricionista Laisa Alves, do Oba Hortifruti sugere a utilização de duas colheres (sopa) por dia, batidas com água, suco, vitamina, iogurte, leite ou para acompanhar saladas de frutas, por exemplo. “A mistura deve ser consumida preferencialmente no café da manhã ou no lanche da tarde”, recomenda.

Entre os ingredientes usados na composição da ração humana, está a linhaça, alimento que contém ômega 3 e 6. As substâncias agem como protetores cardiovasculares e também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol total e triglicérides. Suas fibras regulam o intestino, ajudam a prevenir o câncer de cólon e retardam a absorção de glicose e colesterol no intestino. A farinha feita a partir da linhaça pode ser adicionada também ao caldo de feijão, sopas e saladas.

Rica em proteínas, vitaminas, amidos, fibras e minerais, a aveia também pode compor a ração humana. O alimento reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e obesidade. Além da combinação com vitaminas e frutas, pode ser adicionada a sopas, caldos, massas de bolos, pães e biscoitos.

Fonte de vitaminas e proteínas, o levedo de cerveja ajuda a regularizar o intestino e auxilia o fígado no processo de desintoxicação. Deve ser consumido sempre junto com outros alimentos, o que suaviza seu sabor amargo. Já o extrato de soja, também presente na ração humana, destaca-se pela prevenção da osteoporose, de alguns tipos de câncer e no alívio dos sintomas da menopausa.

Enquanto isso, o guaraná em pó ajuda a reduzir a fadiga, já que possui cafeína. A substância ajuda no desempenho de atividades que requerem maior vigilância e alerta. Entretanto, seu consumo pode elevar a pressão arterial, o que requer cautela de pessoas hipertensas ou que apresentam doenças cardiovasculares.

Para melhorar a disposição física, a recomendação é o consumo de gergelim. O alimento possui, também, função antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Seu grão pode ser usado como tempero em saladas e sua farinha, como ingrediente para biscoitos, bolachas, bolos e pães.

A composição da ração humana pode variar, dependendo das preferências e necessidades de quem a consome, se for preparada em casa. O produto vendido nas prateleiras também traz diferenças de acordo com o fabricante. A nutricionista Laisa sugere a seguinte combinação:

Fórmula da Ração humana

Ingredientes: 250g de fibra de trigo, 125g de leite de soja em pó (extrato de soja), 125g de linhaça marrom, 100g de açúcar mascavo, 100g de aveia em flocos, 100g de gergelim com casca, 75g de gérmen de trigo, 50g de gelatina sem sabor, 25g de guaraná em pó, 25g de levedo de cerveja, 25g de cacau em pó.


Fonte: abril.com.br, Monique dos Anjos, 03/05/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*