Ressuscitação cardiopulmonar – Primeiros Socorros

A ressuscitação cardiopulmonar, também conhecida como RCP, envolve uma combinação de respiração boca a boca e compressão do tórax. A RCP mantém sangue oxigenado fluindo para o cérebro e outros órgãos vitais até que o tratamento médico adequado possa restaurar o ritmo cardíaco normal.

Antes de iniciar o procedimento, é preciso avaliar a situação. A pessoa esta consciente ou não? Se a vítima parecer inconsciente, toque ou sacuda-lhe o ombro e pergunte em voz alta como se sente. Se não houver resposta, verifique os pontos abaixos e peça ajuda telefonando para a emergência. Caso seja impossível deixar o local, peça que alguém ligue.

Passagem de ar: A primeira coisa a fazer é abrir a passagem de ar, que pode estar obstruída pela língua ou pela epiglote (a borda de cartilagem que cobre a traquéia).

Respiração: A respiração boca a boca é o modo mais rápido de fazer o oxigênio chegar aos pulmões de uma pessoa.

Circulação: Compressões no tórax substituem o batimento cardíaco quando este tiver parado. Elas ajudam a manter algum fluxo sanguíneo para o cérebro, os pulmões e o coração. É preciso fazer a respiração boca a boca sempre que fizer compressões no tórax.

 

Executando a ressuscitação cardiopulmonar

1. Posicione a vítima na posição deitada sobre uma superfície reta e firme para verificar a respiração e os sinais de circulação.

2. Abra a passagem de ar da vítima; incline a cabeça dela para irás, levantando o queixo com uma das mãos enquanto outra empurra a testa.

3. Determine se a vítima está respirando escutando os sons de respiração e simultaneamente sentindo o ar em sua face e observando o movimento do peito.

4.  Se a vítima não estiver respirando, tape as narinas da pessoa, sele sua boca na dela e respire duas vezes. Se o tórax da vítima não se elevar quando você respirar em sua boca, é provável que a passagem de ar esteja obstruída. Tente reabri-la inclinando a cabeça e elevando o queixo, depois respire novamente na boca da vítima.

salvar_filomeno

5.  Depois de fazer duas respirações, ou se não conseguir que o tórax se eleve, observe os sinais de circulação: respiração, tosse ou movimento.

6.  Se não houver sinais de circulação, inicie as compressões do tórax. O punho de uma das mãos deve se localizar no meio do osso esterno, exatamente entre os mamilos. Coloque a outra mão sobre a primeira. Mantenha os cotovelos retos e os ombros posicionados na direção das mãos para fazer o melhor uso possível do seu peso.

Empurre de três a cinco centímetros para baixo num ritmo de 100 vezes por minuto, A fase de "empurrar" e "deixar voltar" de cada ciclo deve ter a mesma duração. Não dê um empurrão e relaxe. Após quatro ciclos de 15 compressões e duas respirações, verifique de novo se há sinais de circulação e respiração.

Continue as manobras enquanto não houver pulso ou respiração. Se a vítima mostrar sinais de circulação, mas não estiver respirando, continue apenas a respiração boca a boca num ritmo de uma respiração a cada cinco segundos.´

 

Na RCP o punho de uma das mãos deve se localizar no meio do osso esterno, exatamente entre os mamilos. Coloque a outra mão sobre a primeira. Mantenha os cotovelos retos e os ombros posicionados na direção das mãos para fazer o melhor uso possível do seu peso.

3 thoughts on “Ressuscitação cardiopulmonar – Primeiros Socorros

  1. Pingback: As informações sobre os Primeiros Socorros » Blog Archive Ressuscitação cardiopulmonar – Primeiros Socorros - - Saúde & Força

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*