Sal, vilão da dieta e da saúde

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que a proporção de brasileiros com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4% em 2009.

Por causa disso, uma nova campanha está sendo veiculada pelo MS e a principal mensagem é focada na necessidade de diminuir a quantidade de sal na comida e manter o peso saudável.

A campanha ainda incentiva o consumo de frutas e hortaliças e a prática frequente de exercícios.

O levantamento, que entrevistou 54 mil adultos, concluiu que, apesar de terem aumentado em todas as faixas etárias, os casos de hipertensão cresceram sobretudo entre os idosos – 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais apresentam o problema. Em 2006, esse porcentual era de 57,8%.

Depois da gordura e do açúcar, agora o sal é considerado o novo vilão. Pesquisas científicas já comprovaram a relação direta entre o consumo de sal e a hipertensão arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, um brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, quando o recomendado seria limitar essa ingestão a 6 gramas. Em geral, a quantidade é alta porque, além do sal contido nos alimentos industrializados, as pessoas não dispensam o saleiro à mesa.

A hipertensão é uma inimiga silenciosa da saúde porque não tem sintomas. Por isso, as pessoas devem medir regularmente a pressão e checar se ela está dentro da média. Uma pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.

A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não é tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

O que o sal tem

O problema do cloreto de sódio, como é chamada a fórmula do sal, está no sódio. A elevada ingestão de sódio é que faz mal ao organismo.  A recomendação diária é ingerir 2.400 miligramas de sódio. Para se ter uma idéia, um grama de sal possui 400 miligramas de sódio. É importante lembrar que o sódio está presente não só no sal mas também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como embutidos, sopas industrializadas, pães, queijos etc.

Troque o sal por outro tempero

Para não abusar do sal prepare alimentos também com ervas como alecrim, coentro, manjericão, pimenta. Outra sugestão é apostar mais na dupla alho e cebola. Mas não vale comprar aqueles potes de tempero que têm sódio na formulação. Prefira os vegetais in natura. Limão na salada é outra sugestão.

Sódio (sal) em alguns alimentos:

  • Uma fatia de presunto: 154 miligramas (mg);
  • Uma colher de sopa de queijo parmesão ralado: 254 mg;
  • Uma azeitona: 101 mg;
  • Um pão francês: 290 mg;
  • Uma fatia de bolo de chocolate: 46 mg

Fonte: Clicrbs, Nádia de Toni, 28/04/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*