Sangramento grave – Primeiros Socorros

Uma das primeiras coisas a fazer em caso de acidentes que causam um grande sangramento é estancà-lo. A perda de sangue em grande quantidade pode levar à morte.

Siga as seguintes etapas para estancar o sangramento de um ferimento grave:

 

  1. Deite a pessoa ferida. Se possível, a cabeça deve ficar levemente mais baixa que o tronco ou as pernas elevadas. Esta posição aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, reduzindo as chances de desmaio. Se possível, eleve o local do sangramento para diminuir o fluxo sanguíneo do local;
  2. Retire qualquer fragmento ou sujeira óbvia do ferimento. Não retire qualquer objeto que esteja perfurando a vítima. Não mexa no machucado nem tente limpá-lo. Sua principal preocupação dever ser  interromper a perda de sangue.
  3. Faça pressão diretamente no machucado com uma atadura (gaze) esterilizada, pedaço de pano limpo ou até um pedaço de roupa. Se não houver nada à disposição, use a mão. Mantenha a pressão até que o sangramento pare. Quando isto acontecer, prenda o ferimento firmemente com fita adesiva ou atadura. Se nada estiver à disposição, use um pedaço de pano limpo.

Faça pressão diretamente no local do sangramento com uma atadura (gaze) esterilizada

Se o sangramento continuar e passar pela gaze ou outro tecido que estiver cobrindo o ferimento, não o retire, mas acrescente tecido absorvente sobre aquele que lá está.

Se o sangramento não parar com a pressão direta, talvez seja necessário fazer pressão sobre a artéria principal que leva sangue à região do ferimento. No caso de um ferimento na mão ou no antebraço, por exemplo, aperte a artéria principal do braço junto ao osso. Mantenha os dedos retos; com a outra mão, continue fazendo pressão no próprio ferimento. Veja no fim do texto uma imagem com as principais veias e artérias do corpo humano.

Identificação da origem de um sangramento / hemorragia

Imobilize a parte machucada depois que o sangramento tiver parado. Deixe as ataduras no lugar e leve a pessoa ferida para o pronto-socorro assim que possível.

Identificação das principais artérias e veias do corpo humano para serem apretadas em caso de sangramento grave

One thought on “Sangramento grave – Primeiros Socorros

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*