Se o seu cabelo está caindo, o culpado pode ser o cigarro

Apesar de não haver dados oficiais que comprovem a relação do cigarro com a queda de cabelo, estudos comprovam que mais da metade dos fumantes se queixam da perda dos fios.

De acordo com o dermatologista e tricologista (especialista em assuntos relacionados ao cabelo) Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, existe uma relação do fumo com a o fluxo sanguíneo e isso pode acelerar a queda capilar.

– O cigarro faz com que as artérias fiquem mais fechadas e diminui a circulação sanguínea. Portanto, a alimentação dos cabelos fica prejudicada,e o couro cabeludo fica impossibilitado de nutrir os fios por completo.

Bedin ainda explica que, como a nicotina estreita a passagem de sangue, que é o condutor dos nutrientes para os cabelos, pode haver a queda dos fios.

– Se a pessoa parar de fumar, provavelmente haverá uma diminuição dessa queda, pois o fluxo sanguíneo voltará a se estabelecer. Mas é importante que a pessoa não tenha fumado por muitos anos. Após ter passado um ano como fumante, já é possível identificar os efeitos nocivos da nicotina nos cabelos.

Segundo o tricologista, a falta de oxigenação tambem pode causar atrofias e até tumores no couro cabeludo.

– Quem é fumante e tem disposição à calvície deve ficar ainda mais atento, pois a queda de cabelo pode ser pior por causa da soma desses dois agravantes


Fonte: entretenimento.r7.com, 12/05/2010

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*