Shampoo sem sal apenas faz você gastar mais

Para quem acreditava que o shampoo sem sal era a solução para os seus cabelos, uma má notícia: pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da USP (Universidade de São Paulo) testaram os cosméticos em laboratório e em voluntários e ficou constatado que não faz a menor diferença o shampoo sem sal para o que contém.

Apesar da propaganda, o que acontece é que o sal é muito usado para deixar o shampoo mais viscoso mas por ser solúvel em água, ele é logo eliminado na lavagem do cabelo. Infelizmente se você comprava shampoo sem sal para o seu cabelo, seu dinheiro foi eliminado da mesma maneira que o sal do shampoo tradicional.

Para chegar a essa conclusão, foram estudados os efeitos do shampoo em vários tipos de cabelos: naturais, lisos e alisados. E para aumentar os efeitos do shampoo com sal em comparação ao sem sal, os com sal tinham 7% de cloreto de sódio enquanto que o shampoo comum que compramos na farmácia tem em torno de 1%.

Os resultados em termos de brilho, maciez, volume e facilidade de pentear foram os mesmo tanto para o shampoo sem adição de sal quanto para o comum.

"Existe a ideia de que cabelos tratados quimicamente precisam de xampu sem sal. Não é verdade."

Essa foi a conclusão da farmacêutica Vânia Rodrigues Leite e Silva, autora principal do estudo e pesquisadora da Unifesp.

Veja a pesquisa que constatou que shampoo sem sal não faz diferença para o comum no tratamento dos cabelos.

 

Porque se falava que o shampoo sem sal era melhor

O sal ficou com má fama porque as pessoas o relacionam com a água do mar, diz o farmacêutico e cosmetólogo Maurício Pupo. "Quando as pessoas vão à praia, ficam com o cabelo ruim, mas não é por causa do sal. A água do mar tem restos de substâncias orgânicas e inorgânicas."

Isso sem falar na areia e no vento. "A indústria usou esse argumento para fazer a propaganda do xampu sem sal."

One thought on “Shampoo sem sal apenas faz você gastar mais

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*