Sintoma e causas das hemorróidas

"Ninguém gosta de falar sobre hemorróidas. As pessoas preferem negar a admitir que estejam sentindo coceira, queimação, dor e algumas vezes até sangramento, sintomas que podem acompanhar esse problema.” Hemorróidas muitas vezes são associadas erroneamente a comportamentos sexuais, daí o número reduzido de pessoas que admitem ter esse problema.

As hemorróidas ocorrem com a dilatação das veias do reto, que costumam se formar com o tempo quando fazemos força para evacuar. Elas podem se desenvolver dentro do canal anal ou projetar-sem para o exterior.

Alguns dos fatores provocadores que aumentam a pressão sobre as veias e podem levar as hemorróidas são levantar objetos pesados, obesidade, gravidez, parto, estresse, etc..

Embora hemorróidas internas sejam bastantes comuns, nem todas as pessoas apresentam sintomas como sangue vermelho vivo cobrindo as fezes, sobre o papel higiênico, ou no vaso sanitário.

Uma hemorróida interna pode sair fora do ânus ficando irritada e dolorida. Muitas vezes ela apresenta inchaço doloroso ou protuberância dura ao redor do ânus resultante do coágulo sangüíneo.

Hemorróidas geralmente não são perigosas ou requerem tratamento para toda a vida. Com os cuidados adequados, na maioria dos casos, os sintomas da hemorróida somem em poucos dias.

Apenas 20% dos pacientes com hemorróidas são submetidas a cirurgia

Cuidados a se tomar com as hemorróidas

  • beba pelo menos 2 litros de água por dia e coma muitos alimentos ricos em fibras
  • limpe suavemente a pele em volta do ânus com água morna. Sabonete é desnecessário e pode, até mesmo, agravar o problema;
  • faça exercícios: se no trabalho você precisa ficar sentado por longos períodos, dê caminhadas rápidas ou faça alguns intervalos enquanto trabalha
  • tente não fazer força quando for evacuar
  • tome banhos mornos de imersão
  • quando sentir dor ou irritação passe cremes, pomadas ou coloque compressas que contenham hamamélis ou anestesiante tópico

Hemorróidas: quando procurar um médico

A presença de sangue no reto é um sintoma comum a muitas doenças sérias, além das hemorróidas, e identificar a causa nem sempre é fácil. Ao perceber a presença de sangue procure ir a um médico para fazer um exame.

One thought on “Sintoma e causas das hemorróidas

  1. Boa noite, Doutor ultimamente tenho evacuado normalmente porém ao limpar o anus, o papel higienico fica manchado de sangue, isso vem acontecendo nos ultimos 3 dias, faço musculação a quase 3 meses e tomo suplementos alimentares para maior ganho de massa magra, ingerindo os mesmos estou soltando mais gases do que antes, isso pode ter ocasionado algum dano ao meu organismo? não sinto nenhuma dor nem coceira, mas ao tocar no anus sinto uma elevação no canto que tambem não causa dor, o doutor pode me ajudar por favor ?

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*