Sono ruim ? Foi a bebida à noite…

As mulheres são mais propensas a terem uma noite de sono conturbado depois de ingerir bebida alcoólica, quando comparadas a homens. Isso significa que beber uma taça de vinho para relaxar e pegar no sono pode ser uma péssima ideia.

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Michigan e publicado no periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research, mulheres que consomem bebida alcoólica antes de dormir acordam mais vezes durante a noite e perdem cerca de 20 minutos de sono. Como as mulheres precisam de mais 20 minutos  de sono por noite do que os homens, os vinte minutos perdidos pela bebida acabam sendo bem prejudiciais

Como a bebida afeta o sono

Quando se espalha pela corrente sanguínea, o álcool envia sinais de alerta para o cérebro, avisando que é hora de acordar. Assim, o sono acaba tendo ciclos desregulados e a pessoa tem dificuldade para permanecer na fase REM, considerada a fase do sono profundo.

Ainda não há certeza por parte dos pesquisadores mais eles suspeitam que a maior sensibilidade feminina à substância deve-se à interação do álcool com os hormônios femininos.

Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram dados de 93 voluntários saudáveis – 59 eram mulheres e 34, homens. Todos tinham aproximadamente 20 anos e apenas 29 deles tinham histórico de alcoolismo na família. Entre 20h30 e 22h todos consumiram diversas bebidas, entre não-alcoólicas e alcoólicas. Em seguida, tiveram o sono monitorado das 23h às 7h e responderam questionários sobre a qualidade do sono e as condições em que acordaram. Entre as queixas mais frequentes relatadas pelas mulheres, estavam cansaço pela manhã, baixa qualidade de sono e visão embaçada após o despertar.


Fonte: veja.abril.com.br, 16/02/2011

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*