Supressores de apetite: drogas e substâncias para controlar o peso

Não importa quanto tempo você gasta na esteira ou na bicicleta ergométrica ou com que intensidade treina musculação, se você não souber dizer não ao próximo prato de macarrão, a próxima fatia de bolo ou a cerveja do fim de semana, dificilmente conseguirá eliminar as gorduras que deseja.

Se a sua opção for utilizar supressores de apetite para superar sua falta de auto-controle, drogas e substâncias que fazem perder peso, é importante conhecer um pouco sobre elas e contar coma supervisão de um bom médico.

Cafeína

A cafeína é muito conhecida pelas sua propriedades diuréticas e laxativas. Também melhora mentalmente o estado de alerta e de velocidade de reação, aprimorando as atividades que necessitam de concentração. Como efeitos colateriais, pode causar nervosismo e insônia. A cafeína faz com que você nade, corra e levante mais peso.

Existem muitas teorais de como funciona a cafeína. Talvez o principal mecanismo de funcionamento seja pelo aumento dautilização de ácidos graxos (gordura). Com certeza, se utilizarmos um pouco mais de gordura e reservamos mais carboidratos, trabalharemos mais prolongadamente e com mais intensidade.

O problema com a cafeína, tal como na maioria dos estimulantes, é que ela funciona melhor naqueles não habituados com ela. Quanto mais uma pesoa utiliza, menos efeito é provocado. Dessa forma é melhor deixar a cafeína para treinos mais árduos e utilizá-la esporadicamente.

Efedrina

Conhecida popularmete como Efedra ou Ma Huang, tem duplo efeito, a supressão do apetite e elevação da taxa metabólica. No entanto alguns considerações devem ser feitas: Ma Huang é um estimulante do sistema nervoso central e também estimula a glândula adrenal e tem efeito similar às anfetaminas as quais são similares inclusive à cocaína.

Suplementos nutricionais contendo Efedra também conhecida como Ma Huang (forma botânica), possuem efeitos similares da sua forma sintética, efedrina alcalóide. A administração de dosagens recomendadas dos supostos suplementos de Ma Huang tem efeito similar a da administração de 25mg na sua forma química.

A efedra contém efedrina natural, por isso não deve ser utilizada por mulheres grávidas, amamentando ou se houver histórico de doenças cardíacas ou diabetes.

Combinação de efedrina, cafeína e aspirina – ECA

Vários estudos comprovam que a efedrina combinada com a aspirina e a cafeína aumenta os efeitos quanto a queima de gordura e melhora o desempenho em atividades aeróbicas. Nessa combinação, cafeína e efedrina funcionam como agentes sinérgicos, com notável efeito estimulante. A adição de aspirina inibe a lipogênese através do bloqueio da incorporação do acetato em ácido graxo. As pessoas que fazem uso dessa combinação acabam por observar elevação na temperatura corporal. Importante lembrar um possível aumento dos efeitos colateriais mencionando anteriormente além dos que podem ser provocados pela aspirina, como úlcera e síndrome de Reve.

A dosagem dessa combinação normalmente é 25-50mg de efedrina, 200mg de cafeína e 300mg de aspirina, administradas de 1 a 3 vezes ao dia.

Clembuterol

Este é um medicamento originalmente destinado a pacientes asmáticos. Sua função original é abrir as vias aéreas obstruídas e com isso facilitar a respiração. Muitos usam os remédios Pulmonil ou o Brontel já que o clembuterol é o princípio ativo.

O clembuterol vem sendo utilizado pelo efeito anti-catabólico além do lipotrópico. Ele não elimina gordura através do mecanismo comum de aceleração do metabolismo, como a efedrina e as drogas para tiróide. De fato, o clembuterol ativa as células gordurosas marrom no corpo. Essas células usualmente estão dormentes mas quando ativadas queimam as células gordurosas brancas, o que torna a pele mais fina e os músculos mais visíveis. Existem relatos de perda de 12 kg em cerca de 2 meses, sem mudar a alimentação.

Como anabólico ou anti-catabólico o clembuterol é tão potente como os esteróides anabólicos, porém pode aumentar significativamente a massa magra em algumas pessoas enquanto em outros não provoca qualquer efeito. Como essa droga influencia o aumento muscular em alguns ainda é um fato misterioso.Uma das desvantagens do clembuterol é que ele passa a não promover mais os efeitos desejados, quanto utilizado constantemente. Para evitar isso, utiliza-se 2 dias sim, 2 dias não.

Os efeitos colateriais diferem de pessoa para pessoa, sendo que os mais comuns são dores de cabeça, tremores, taquicardia e agitação. Normalmente os efeitos colaterais desaparecem após duas ou três semanas de uso.

Outra droga que também faz parte da lista de doping e pode ser detectada em testes.

Xenical ou orlistat

Atua no intestino inibindo a lipase pancreática e dessa forma, a absorção de gordura pelo intestino em cerca de 30% do total ingerido. É uma droga utilizada no tratamento de obesidade, normalmente associada a uma dieta hipogordurosa, por um determinado período.

A utilização dessa droga deve ser acompanhada da reposição de vitaminas A, E e D, pois pode ocorrer uma diminuição da absorção dessas vitaminas durante o tratamento.

Como efeitos colateriais do Xenical são em sua maioria absoluta de natureza gastrointestinal e relacionados ao próprio efeito farmacológico da droga ao evitar a absorção de parte da gordura ingerida, podemos citar perdas oleosas, flautulência, urgência fecal, fezes/ evacuação gordurosa, aumento das evacuações e incontinência fecal. A indidência dos mesmo aumenta à medida que for maior a proporção de gordura na alimentação. Tais efeitos são geralmente leves e transitórios, ocorrendo no início do tratamento.

A dosagem recomendada de Xenical é de uma cápsula de 120mg, junto com cada uma das 3 refeições principais (durante ou até uma hora após cada refeição). Os benefícios teraupêuticos do Xenical são contínuos durante a administração em longo prazo. Doses acima disso não demosntram qualquer benefício adicional.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*