Termogênicos ou “fat burner”, uma ajuda para queimar gorduras

Termogênicos são produtos que têm como objetivo principal ajudar no emagrecimento. Existem vários no mercado, para todos os gostos e bolsos, além de vários alimentos naturais que funcionam como termogênicos.

Os termogênicos, que também são conhecidos como “fat burners“, ou queimadores de gordura, tem como principio ativo um composto de substâncias adrenérgicas, que liberam adrenalina, provocando aceleração nos batimentos cardíacos, mais disposição para atividades físicas e mentais e, como conseqüência, um pequeno aumento da temperatura corporal. E é esse aumento da temperatura corporal que permite a queima de gorduras.

Como o corpo humano é uma máquina que trabalha com um sistema interno de controle da temperatura que mantém 36,5ºC em média, qualquer mudança obriga o sistema a trabalhar para tentar ajustar a temperatura de volta a esse valor, usando a gordura como energia para a realização dessa tarefa. Por isso o nome “fat burner”.

Termogênicos com ou sem efedrina

Os termogêncisos com efedrina são mais eficientes e mais prejudiciais também, por isso esta substância está proibida no Brasil e na maioria dos estados norte-americanos, pois seus efeitos colaterais, entre eles a possibilidade de um ataque cardíaco, são muito arriscados.

Além disso, jovens estavam usando quantidades altíssimas para ir a baladas, já que o produto mascara o efeito relaxante do álcool, o que deixa as pessoas alcoolizadas sem que elas sintam que isso está acontecendo. O resultado é que os jovens ficam bastante embriagados, com os efeitos inerentes ao uso excessivo de bebidas alcoólicas, mas não tem o freio do relaxamento.

Já os termogênicos que não têm efedrina usam uma combinação básica de cafeína e sinefrina, que tem efeito similar à efedrina, embora numa intensidade muito menor e menos arriscada. Os norte-americanos chegaram a chamar a sinefrina de “neuro brain booster”, algo como “acelerador cerebral”, e passaram a usá-lo até para melhorar a performance em reuniões de trabalho.

Os produtos sem efedrina podem ser usados para ajudar no emagrecimento, desde que se respeitem algumas regras:

  • Pessoas com problemas cardíacos ou pressão alta, devem ficar longe desses produtos e usar alternativas para manter a forma;
  • Pessoas que usam remédios para o sistema nervoso não devem usar sem consultar seu médico;
  • Para prevenir que seu corpo não vicie nos efeitos da adrenalina e fique prostrado quando parar de usar, siga as doses recomendadas por quatro dias e pare por três dias seguidos;
  • O produto deve ser ingerido com um copo grande de água;
  • Evitar radicalmente o consumo de mais do que uma dose de álcool nos dias em que estiver usando o produto.


Fonte: corpoemfoco.com.br, Bianca Trentine, 02/06/2010, adaptado

2 thoughts on “Termogênicos ou “fat burner”, uma ajuda para queimar gorduras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*