Tratamento alcoolismo: remédios que podem ajudar

Por mais que existem anúncios prometendo a cura do alcoolismo infelizmente isso não existe. Não há uma cura para ele, como em qualquer caso de dependência química. Existe, sim o tratamento do alcoolismo e vários tipos diferentes. Alguns tratamentos usam remédios, outros não. Nesse artigo mencionamos alguns remédios usados no tratamento do alcoolismo e como é a atuação deles.

Lembramos que somente um médico tem condição de dizer se eles são adequados para um tratamento de alcoolismo individual. Se você busca tratamento do alcoolismo para si ou para outra pessoa é fundamental procurar um médico especializado em alcoolismo pode ele terá condições de apontar o tratamento mais adequado para o caso:

O alcoolismo é um desejo incontrolável de consumir bebidas alcoólicas numa quantidade prejudicial ao usuário gerando uma dependência que ocorre por dois motivos:

  • Inicialmente há a busca de gratificação e prazer dadas pelo álcool. À medida que o indivíduo se torna tolerante às primeiras doses, passa a ser necessária sua elevação para voltar a ter o mesmo prazer que obteve inicialmente. Nessa ponto o indivíduo já é dependente e está em aprofundamento e agravamento da dependência.

    Ao se chegar no estágio em que a bebida não dá mais prazer algum e, por outro lado, trouxe uma série de problemas pessoais e sociais, o alcoólatra está preso ao vício porque ao tentar interromper o consumo de álcool surgem os efeitos da abstinência. Nessa fase o alcoolista bebe não mais por prazer, mas para não sofrer os efeitos da abstinência alcoólica.

Remédios (substâncias) usadas no tratamento do alcoolismo

O alcoolismo é um desejo incontrolável de consumir bebidas alcoólicas numa quantidade prejudicial ao usuário. Para combater tal desejo duas substâncias recentes são empregadas: a Naltrexona e o Acamprosato. Algumas clínicas e médicos ainda fazem uso do Dissulfiram, uma substância mais antiga.

O Dissulfiram no tratamento do alcoolismo

Ele é uma substância que força o paciente a não beber sob a pena a de intenso mal estar se isso for feito: não suprime o desejo e deixa o paciente num conflito psicológico difícil. Muitos alcoólatras morreram por não conseguir conter o desejo pelo álcool enquanto estavam sob efeito do Dissulfiram, mesmo sabendo o que poderia acontecer: não conseguiram evitar a combinação de álcool e Dissulfiram, não conseguiram sequer esperar a eliminação do Dissulfiram. Fatos como esse servem para mostrar o quanto é forte a inclinação para o álcool sofrida pelos alcoólatras: é mais forte que a própria ameaça de morte.

Se houvesse um conhecimento maior sobre a dependência que o álcool pode trazer haveria campanhas contra o consumo dele tais como a que são feitas contra o cigarro

A Naltrexona no tratamento do alcoolismo

Ela inibe o desejo pelo álcool e mesmo que se beba o prazer da sensação de estar "alto" é abolido. Assim, a bebida para o alcoólatra em uso de Naltrexona se torna sem graça; não há uma interação danosa entre álcool e Naltrexona como existe entre álcool e Dissulfiram. Os estudos mostram que a recaída do alcoolismo é menor entre as pessoas que fazem uso de Naltrexona, em relação ao placebo. O baixo índice de efeitos colaterais da Naltrexona permite que os pacientes adiram ao tratamento prolongado.

No entanto há há uma parcela da população, que mesmo usando a Naltrexona mantém o prazer da bebida, nesses o tratamento é ineficaz.

O acamprosto  no tratamento do alcoolismo

Essa substância atua mais na abstinência, reduzindo o reforço negativo deixado pela supressão do álcool naqueles que se tornaram dependentes. Além de inibir os efeitos agudos da abstinência como os benzodiazepínicos fazem, o Acamprosato inibe o desejo pelo álcool nessa fase, diminuindo as taxas de recaída para os pacientes que interromperam o consumo de álcool.

O Acamprosato tem poucos efeitos colaterais, os principais indicados foram confusão mental leve, dificuldade de concentração, alterações das sensações nos membros inferiores, dores musculares, vertigens.

One thought on “Tratamento alcoolismo: remédios que podem ajudar

  1. Bom dia. Tenho interesse em comprar o medicamento Acamprosato(Naltrexona) como faço para fazer a compra? Existe algum site que vcs podem nos enviar, para efetuarmos a compra? Aguardo retorno.Obrigada.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*