Tratamento da osteoporose: mitos e verdades existentes

A medida que a população envelhece, a osteoporose passa a ser uma doença cada vez mais presente no dia-a-dia do brasileiro. E como ainda é relativamente nova entre os males que assolam nossas pessoas, a osteoporose é repleta de mitos e falsas informações. Algumas empresas pouco éticas chegam até a divulgar informações "duvidosas" para incentivar a venda de remédios "milagrosos" que prometem a cura da osteoporose.

A osteoporose é uma doença "silenciosa", só dá sinais bem tarde pois no início dela as pessoas não sentem dores. A melhor forma de diagnosticar seus primeiros sintomas, antes mesmo de aparecerem dores, quando o tratamento ´bem mais fácil, é através do exame de densiometria óssea. Tal exame, em termos simples irá medir a densidade dos seu ossos e constatar se está ocorrendo um perda de cálcio nele, o que caracteriza a osteoporose.

Abaixo distinguimos os mitos das verdades a respeito da osteoporose. Confira !

Pessoas de cor de pele negra não tem osteoporose

Um dos maiores mitos e até com cunho racista de modo a afirmar que tais pessoas podem realizar trabalhos pesados e braçais a vida toda. Todas as pessoas, independente da cor da pele, podem ter osteoporose.

 

A osteoporose tem cura

Mito bastante divulgado por empresas que vendem remédio "miraculosos" para cura da osteoporose. A verdade é que ela não tem cura (o osso não vai mais absorver o cálcio perdido) mas existem tratamentos para minimizar seus efeitos. Médicos especialistas podem dar orientações e recomendações a respeito dos medicamentos mais adequados.

Comparação de um osso com osteoporose e outro sem a doença

A osteoporose é hereditária

Essa uma verdade é deve ser levada em conta por pessoas que tem um histórico familiar de osteoporose. Se a mãe tem osteoporose a probabilidade dos terem aumenta bastante. As pessoas com histórico familiar de osteoporose devem ter maior atenção com a prevenção dela.

 

Só mulheres tem osteoporose…

Outro mito bastante difundido. A partir dos sessenta anos alguns homens também apresentam osteoporose.

As osteoporose atinge com mais frequência as mulheres porque elas costumam possuir os ossos mais delgados, onde a perda de cálcio será mais sentida, do que os homens e porque elas também tem uma queda acentuada de hormônio durante a menopausa, o que contribui para a perda de cálcio dos ossos.

Vídeo mostrando a osteoporose, em inglês (legendas em português disponíveis pelo Youtube)

Tomar sol é bom conta a osteoporose

Uma verdade porque o sol ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose. O ideal é uma exposição diária de pelos menos 15 minuto. No entanto, ao se expor o sol proteja-se com um bom filtro solar. Não adianta nada para sua saúde tentar se prevenir da osteoporose em troca de um câncer de pele!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*